SES destaca importância de identificar alergia alimentar na infância

Nutricionista destaca importância de alertar sobre alergia alimentar. (Foto: Divulgação)

“É algo extremamente importante para alertar as pessoas sobre a importância de identificar manifestações clínicas da alergia e realizar o tratamento precoce”, é o que assegura o Doutor em Fisiologia e Nutricionista do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), Robervan Vidal dos Santos, no Dia Mundial da Alergia, 08 de julho.

Em se tratando disso, é importante falar sobre a alergia alimentar ainda na infância, que basicamente é uma reação exagerada da defesa do organismo contra agentes que, a princípio, não deveriam fazer mal ao organismo e que acontece após a ingestão de determinado alimento, provocando sinais e sintomas com diversas gravidades.

Em relação à amamentação, que é um importante aliado para as mães evitarem o desenvolvimento de alergias em bebês, a médica pediatra, alergista e imunologista, Jackeline Franco explica que “o ato de amamentar e o aleitamento materno são de extrema importância na prevenção de doenças em curto e longo prazo. O leite materno contém vários fatores que afetam o desenvolvimento imunológico do intestino do neonato. Nele encontramos a IgA secretora, que funciona como bloqueador de antígenos alimentares e ambientais, bem como fatores de amadurecimento da barreira intestinal e importantes imunorreguladores no estabelecimento da microbiota”.

Segundo Robervan, o leite materno promove a maturidade da mucosa intestinal prevenindo a passagem de proteínas que estão associadas a resposta alérgica como a caseína, albumina e a tropomiosina.  “Além disso, durante a amamentação a criança recebe através do colostro a imunidade materna, reduzindo o risco de infecções e promovendo uma maturidade precoce do sistema imunológico”, explica o nutricionista.

Fonte: Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais