
A aplicação do novo cilco da vacina contra as doenças causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), iniciou nesta segunda-feira, 24. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Conforme a SES, a aplicação está sendo realizada no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo (antigo Follow-up), unidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O imunizante, Palivizumabe, é destinado aos bebês prematuros abaixo de 28 semanas de idade gestacional, crianças de até 2 anos de idade portadoras de cardiopatia congênita em uso de medicações e prematuros com displasia broncopulmonar.
A aplicação da vacina será realizada em cinco semanas. A primeira semana de aplicação será de 24 a 27 de fevereiro; a segunda, de 24 a 28 de março; a terceira semana vai de 28 de abril a 2 de maio; a quarta semana de 26 a 30 de maio; e a quinta semana será dos dias 30 de junho a 4 de julho.
De acordo com o cronograma da SES, aplicação do Palivizumabe ocorrerá dias de segunda-feira, pela manhã, no Follow-up; segunda-feira, pela tarde, nas maternidades; terça-feira, durante a tarde na MNSL, e às sextas-feiras no período da manhã, no Crie.
Sobre o vírus
A médica do Crie, Márcia Estela Lopes, explica que o VSR é responsável por causar a bronquiolite viral aguda e em Sergipe, já foi constatado que esse vírus circula mais entre os primeiros meses do ano. “Como o tempo de ação do Palivizumabe é de 30 dias, iniciamos a aplicação agora no final de fevereiro e seguimos até o final de junho, fechando o ciclo de cinco doses, uma a cada mês. Assim prevenimos o vírus da bronquiolite, que é uma das principais causas de óbito em crianças menores de dois anos”, ressalta.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B