SES realiza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais

Com o intuito de chamar atenção das mulheres para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá realizar duas ações de  oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, em pontos estratégicos da capital sergipana.

Dentro desta programação, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará nesta sexta-feira, 8, na Praça General Valadão, em Aracaju, a partir das 14h, enquanto que no sábado, 9, será na Praça de Eventos do Mercado Central da capital, das 8h às 12h.

Com a temática ‘Mulher, sua força também está no autocuidado! Faça os testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C’, a ação serve para conscientizar e evitar o diagnóstico tardio destas doenças. De acordo com o técnico do Programa IST/Aids, Almir Santana, é importante que a testagem rápida seja feita pelo menos uma vez ao ano. “Muitas mulheres estão em um relacionamento estável e acabam achando que não existe a necessidade de realizar a detecção dessas infecções e quando decidem fazer, já descobrem em uma fase mais avançada, por isso estamos realizando essas ações para a prevenção e o diagnóstico precoce”, explicou.

Em Sergipe, nos últimos cinco anos, foram registradas vivendo com a condição 361 mulheres com faixa etária entre 20 e 34 anos, e 777 mulheres com a idade de 35 e 49 anos.

Orientação

Além de realizar a testagem, as pessoas receberão orientação de como se prevenir. Os usuários com laudos dos testes rápidos identificados como reagentes (positivos) sairão com encaminhamento para os serviços de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou serviços especializados, de acordo com o agravo, para a elucidação diagnóstica e início do tratamento.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais