SES realizará testes em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A Unidade Móvel estará no Mercado Albano Franco, das 8h às 12h (Foto: SES)

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES),  por meio do programa IST/ AIDS, estará com a Unidade Móvel, neste sábado,  1°, na área do Mercado Albano Franco, das 8h às 12h, realizando testes rápidos. Segundo o gerente do programa IST/AIDS, Almir Santana, essa ação é muito importante para marcar a data e também para  fazer os testes rápidos, que é uma prática contínua da SES para diagnosticar a infecção precocemente.

A Unidade Móvel além de disponibilizar os exames de HIV que é o vírus da AIDS, Sífilis e Hepatite B e C, também vai oferecer folhetos informativos, camisinhas e  gel lubrificantes. Além disso, os profissionais também orientarão os presentes à respeito das infecções. Almir Santana destaca que a SES vem realizando várias ações com o propósito de diagnosticar a infecção no início.

“ O objetivo  de realizar essas mobilizações contínuas é orientar da melhor forma possível a população. No caso da AIDS, o diagnóstico tardio traz várias implicações, como menor qualidade de vida, menos tempo de vida e  letalidade maior. Praticamente as pessoas que estão falecendo em decorrência da AIDS é em razão do diagnóstico tardio, ou seja, a pessoas não faz exames para descobrir a infecção. Por isso, a SES Se empenha para estimular os Sergipanos a realizar os exames necessário.

“A Unidade Móvel traz uma comodidade maior. A pessoa faz o teste rápido e em poucos minutos recebe o resultado  , e se caso for positivo, recebe a orientação dos profissionais que estarão a postos ”, destaca o Gerente do Programa IST/ AIDS da SES.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais