SMS atua no diagnóstico precoce da hipertensão

(Fonte: Ascom/SMS)

Pessoas com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, ainda constituem o principal grupo portador de hipertensão arterial no Brasil. Na cidade de Aracaju, essa tendência se repete, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registra que, com essa faixa etária, são cerca de 60 mil usuários hipertensos cadastrados no SUS. Desses, 30 mil recebem tratamento junto às Unidades de Saúde da Família (USF).

“Para a medicina moderna, a hipertensão é diagnosticada quando, frequentemente, a pressão arterial do paciente permanece alta em relação à pressão normal”, explica a médica cardiologista, Silvia Regina Freire de Melo, que é referência técnica do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da SMS. Ela destaca que essa é uma enfermidade silenciosa e, por isso, muito perigosa.

“Dificilmente percebida, a hipertensão, quando não tratada, pode, ao longo do tempo, aumentar o risco de derrames, doenças cardíacas e renais, lesões nas artérias e outros agravantes”, acrescenta Silvia Regina, ao explicar que evitar vícios como cigarro, álcool e o consumo abusivo de sal, alimentos industrializados e refrigerantes são medidas de prevenção à hipertensão. “Além disso, é necessário fazer exercícios físicos frequentes, optar por uma alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras e alimentos que contenham Ômega 3, seja peixe, castanha, amendoim ou outros”, orienta a cardiologista.

Tratamento

Para estimular o tratamento e o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém diversas estratégias. Todo usuário pode, em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família, solicitar o monitoramento da pressão arterial, diariamente e, em poucas semanas, confirmar se sofre, ou não, dessa doença. 

“Nas próprias Unidades estão disponíveis não só medicamentos, mas também equipes multidisciplinares de profissionais especializados, que orientam  sobre como manter uma alimentação equilibrada e com menor teor de sal. Eles ainda dão suporte com a realização de diversas atividades como os grupos de convivência dos hipertensos e da terceira idade”, pontua a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

O Programa Academia da Cidade, desenvolvido nos bairros da Zona Norte e Zona Sul da cidade, também trabalha no combate ao sedentarismo e sobrepeso, que são fatores agravantes para hipertensão.

Casos graves

Os casos mais graves e avançados de hipertensão são encaminhados para o ambulatório em cardiologia do Centro de Especialidades Medicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Lá, além do acompanhamento junto ao cardiologista, o usuário tem, à disposição, exames para avaliação da saúde do coração, como ecocardiograma e eletrocardiograma, mapa e holter.

“O serviço é ótimo e minha vida melhorou muito depois que passei a me cuidar mais”, revela o usuário Antônio de Souza, 70 anos, que hoje mantém uma alimentação equilibrada e toma os remédios em dia. Por ter sofrido infarto, Antônio conta faz exames de rotina no ambulatório em cardiologia.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais