SMS já coletou mais de 22 mil pneus para reciclagem

(Foto: Ascom/SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém o programa de coleta, armazenamento e repasse de pneus em desuso. Em 2011, o programa recolheu 53.779 pneus, e de janeiro a maio de 2012 já foram 22.613 pneus recolhidos para reciclagem.

A ação atende à resolução nº 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina e ferro velho em bairros da Zona Sul e Zona Norte da capital. O caminhão da SMS passa semanalmente pelos locais recolhendo os pneus, que são repassados ao Ecoponto da cidade, localizado no bairro Santa Maria. Lá, o material coletado é repassado para Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), que realiza a reciclagem.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, a coleta dos pneus não só ajuda a manter a cidade limpa como também colabora para redução do risco de dengue.

“Resíduos sólidos como pneus abandonados em quintais, vias públicas e terrenos baldios, quando expostos as chuvas podem acumular água limpa em seu interior, permitindo condições favoráveis à reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Garantir a correta destinação desses materiais é fundamental para prevenir também a dengue”, destaca Taíse Cavalcante.

Colabore

Qualquer pessoa pode colaborar entregando pneus em desuso nos pontos coletores. Para buscar informações sobre onde encontrar ponto coletor, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, por meio do telefone (79) 3179-3565 ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, pelo telefone 0800-284-1300.

Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais