SMS marcará presença nas festas carnavalescas de Aracaju

O Ponto da Prevenção estará na festa do bloco Rasgadinho (Foto: André Moreira) 

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente nas festas carnavalescas de Aracaju. As festas vão contar com as ações de prevenção em saúde, fiscalização de alimentos e atendimento de urgência e emergência. A festa reúne milhares de foliões em diversos bairros da cidade, cantando e dançando frevos e as marchinhas tradicionais.

"A Prefeitura Municipal de Aracaju apoia essa iniciativa de resgate da cultura e este ano não será diferente. A Secretaria Municipal de Saúde marca presença nessa grande festa que é construída pelo povo. A Saúde estará presente com a Vigilância Sanitária, o Programa Municipal de DST/Aids e o Samu 192 Aracaju", ressalta Silvio Santos, secretário Municipal de Saúde.

Samu

Durante o Carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 Aracaju) funcionará normalmente. Além do atendimento que é realizado pelo serviço, os foliões do bloco Rasgadinho, que acontece no bairro Cirurgia, contarão diariamente com o apoio de duas viaturas, que permanecerão no local da festa realizando atendimento médico e de enfermagem. Esse reforço é decorrente da grande concentração de pessoas no local.

"Para isso, serão disponibilizadas quatro Unidades de Suporte Avançado e 12 Unidades de Suporte Básico distribuídas nos dias dos Festejos Carnavalescos. Os materiais e equipamentos necessários para o atendimento já estão à disposição das equipes que serão compostas por quatro médicos, quatro enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem e 16 condutores, 16. Queremos que os foliões levem muita alegria para as  ruas de Aracaju. Para que a festa de Momo seja boa do início ao fim, lembramos que se dirigir não beba e se beber não dirija", diz Maria Cecília Mendonça, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS.

Vigilância Sanitária

Com a intenção de atuar na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, a Vigilância Sanitária estará presente em todos os dias do Carnaval, atuando de forma itinerante, nos bairros onde estarão acontecendo blocos de rua. Equipes da Vigilância estarão circulando pela cidade fiscalizando o comércio ambulante.

"A fiscalização nesse período de eventos é fundamental porque é um momento em que a Vigilância aborda o comércio de alimentos que não possui endereço fixo. Na oportunidade são feitas orientações quanto à manipulação adequada dos alimentos. A Vigilância vai ainda ficar de olho em alimentos manipulados e acondicionados de forma inadequada e que possam causar prejuízo à saúde da comunidade", reforça Ana Angélica, coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju.

DST/Aids

O Ponto da Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids estará na festa do bloco Rasgadinho. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estarão no local levando informação e orientações sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos.

"No Carnaval as pessoas estão em festa e animadas, além de dispostas a interagir e a conhecer novas pessoas. Nesse momento a população não pode esquecer da proteção e da prevenção, usar camisinha é fundamental", afirma Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal DST/Aids de Aracaju.

Serviços

As Unidades de Atendimento Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) vão funcionar normalmente, assim como o Samu 192 Aracaju, a Urgência Psiquiátrica do Hospital São José e os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) 24h Liberdade e Jael Patrício.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais