Vacina BCG é ofertada em oito USFs e na Maternidade Lourdes Nogueira

Vacina BCG é ofertada em oito USFs e na Maternidade Lourdes Nogueira (Foto: SMS)

As vacinas são formas cientificamente comprovadas de proteção contra diversas doenças, a exemplo da tuberculose, que é contagiosa e pode levar à morte. A vacina BCG, que deve ser administrada em dose única ao nascer, ou até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, para aquelas crianças que não foram vacinadas, é o imunizante que protege contra as formas graves dessa doença.  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza o imunizante em oito Unidades de Saúde da Família (USF) e nas maternidades públicas municipais Lourdes Nogueira, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela afeta os pulmões e pode acometer outros órgãos e sistemas. Segundo a Técnica do Programa Saúde da Criança da SMS, Cerisa Ribeiro Bomfim, vacinar as crianças é fundamental para o fortalecimento das defesas do organismo.

“Geralmente é na infância que as doenças podem se manifestar de maneira mais grave, como é o caso da tuberculose. Então, ainda na maternidade, a vacina deve ser aplicada para fortalecer ainda mais o organismo. Mas é importante ressaltar que, se por algum motivo os pais ou responsáveis não puderam vacinar ao nascer, podem buscar as Unidades de Saúde da Família que ofertam o imunizante”, reforça Cerisa.

A vacina BCG faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e, em Aracaju, o imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas USFs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina, José Calumby e na Maternidade Lourdes Nogueira.

A doença

A forma pulmonar da tuberculose é a principal responsável pela transmissão da doença, que traz como principal sintoma a tosse frequente por três semanas ou mais, com produção ou não de secreção. O emagrecimento, febre vespertina e sudorese noturna também são comuns e o ideal é buscar atendimento médico, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, por se tratar de uma doença que tem cura.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais