Vacinação: idosos devem evitar aglomeração quando for aos postos

Idosos devem evitar aglomeração ao ir aos postos de saúde (Foto: Sérgio Silva / PMA)

A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no ultimo sábado, 21, levou vários idosos e profissionais de saúde as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para fazer a imunização. Em Aracaju, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 32% dos idosos foram vacinados contra a Influenza, porém, fica o alerta para os idosos que devem evitar aglomerações na hora de fazer a vacina.

No sábado, alguns postos de saúde receberam muitos idosos, público prioritário nessa primeira fase de vacinação, mas que também é o grupo de risco de infecção pelo COVID-19. No posto Sinhazinha, zona sul de Aracaju, o movimento foi grande. Na zona oeste, no Posto Joaldo Barbosa, o movimento também foi intenso, mas, para se proteger, a funcionária púbica Silvana Maia evitou o horário de maior pico.

“ Eu liguei pela manhã e me disseram que tinha fila para vacinar, então deixei para ir depois do almoço. Quando cheguei tinha pouca gente e fui imunizada imediatamente. Não podemos deixar de nos vacinar contra Influenza, mas temos que ter cautela e nos proteger contra o coronavírus”, declara.

SMS diz que 32% foram vacinados no sábado, 21, em Aracaju (Foto: Sérgio Silva / PMA)

De acordo com a SMS, a decisão de adiantar em um dia a campanha na capital – a campanha nacional teve inicio nesta segunda-feira, 23 – foi mais uma medida de proteção aos públicos-alvo, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns.

Ainda segundo a SMS,  nas unidades o atendimento está normal, mas o cuidado com a higienização dos posto de saúde foi reforçado e a divisão do público em fases também foi pensada  para evitar aglomerações. Nas filas estão sendo passadas as recomendações, principalmente, o distanciamento social das pessoas.

Vacinação

A campanha foi dividida em três fases. Nesta primeira fase que segue até o dia 16 de abril, estão sendo vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário de 7h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais