‘Zoonoses na Comunidade’ ocorre no Industrial nesta sexta-feira, 12

A ação contará com vacinação antirrábica para cães e gatos acima de 3 meses de idade (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma o calendário do Zoonoses na Comunidade nesta sexta-feira, 12, das 9h às 12h, realizada embaixo da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiro, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial.

A ação contará com vacinação antirrábica para cães e gatos acima de 3 meses de idade e ocorrerá sempre às sextas-feiras de cada semana.

As próximas edições do Zoonoses na Comunidade acontecerão nos dias 19, na Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos; e no dia 26, na Praça Dário F. Nunes, próximo à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei)  Áurea Melo, no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado. O propósito da ação é levar o serviço de vacinação do Centro de Controle de Zoonoses e continuar ampliando o alcance de animais protegidos contra a raiva.

Para receber a vacina, os cães e gatos precisam estar saudáveis, não ter realizado procedimento cirúrgico recentemente e não estar em tratamento. Animais prenhes não podem ser vacinados e, por essa razão, em outro momento, a vacinação pode acontecer no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, bairro Capucho, onde é disponibilizado o imunizante animal durante todo o ano.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete os mamíferos, inclusive o ser humano, caracterizando-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Na capital, o último registro de infecção por raiva data de 2017 em um cão que veio de outro estado já contaminado. Desde então, a Saúde de Aracaju tem intensificado a cobertura vacinal e conscientização sobre a importância do imunizante.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais