Vivo, Tim e Claro ativam redes 5G em Aracaju; confira os bairros

(Foto: Freepik)

As operadoras Vivo, Tim e Claro ativaram nesta segunda-feira, 19, suas redes 5G em Aracaju. As empresas tiveram liberação da Anatel. Além da capital sergipana, outra seis capitais passaram a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro. A tecnologia oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.

Em Aracaju, a rede 5G da Vivo atende os bairros Coroa Do Meio, Grageru, Jardins, Suíssa e Treze De Julho. Segundo a operadora, ainda estão em fase de ativação, os bairros Atalaia e Farolândia.

A operadora informou também que a sua rede 5G está disponível para todos os clientes da empresa. E que para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 52 modelos em seu portfólio – e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso. Atualmente, a Vivo tem em sua base cerca de três milhões de clientes (B2C) com aparelhos compatíveis 5G.

Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo. A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial. Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade em geral”, destaca a diretora regional da Vivo, Karina Tenório. “Estamos prontos para tirar todas as dúvidas dos nossos clientes em cada uma das nossas dez lojas em Aracaju”, completou.

Tim

No caso da operadora Tim, o 5G começa abrangendo 16 bairros: América, Atalaia, Cirurgia, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins, Luzia, Pereira Lobo, Ponto Novo, Salgado Filho, São Conrado, Siqueira Campos e Suíssa.

Segundo a Tim, os clientes pós-pagos da operadora terão um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos.

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

Em Sergipe, a TIM está presente em 64 municípios com o 4G, o que representa 85% do total de cidades. A meta é cobrir 100% do Estado com 4G até 2023. “A ativação do 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que vem preparando sua infraestrutura de rede para a chegada desta quinta geração com a expansão da cobertura 4G para 100% dos municípios nordestinos”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Claro

A Claro disponibilizou a novidade nos bairros Salgado Filho, Treze de Julho, Jardins, Luzia, Grageru e São José; e o sinal de cada local será ativado à medida que houver a liberação oficial da Anatel. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro. A Claro disse que continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas de Aracaju e do Brasil.

A adoção do Claro 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao Claro 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro também acaba de lançar seu novo portfólio de planos Pós-Pago. A operadora disse ainda que atualmente, 70% dos aparelhos disponíveis no seu portfólio são compatíveis com o Claro 5G+.

“Sergipe é um Estado muito importante para a Embratel. Começar esse novo desenvolvimento tecnológico na região nos deixa muito felizes e temos certeza de que, em conjunto com empresas e governos, levaremos o Estado para o próximo nível de digitalização. Esse novo ecossistema formado a partir do 5G permitirá uma contribuição imensa para o desenvolvimento econômico e social do País, expandindo limites e ajudando na modernização de inúmeros setores com uma inovação inédita no mercado. A Embratel irá proporcionar uma infraestrutura digital habilitadora de inovações, que vai muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados. Com a nova geração de conectividade, possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, diz José Formoso, CEO da Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa.

Com informações da Vivo, Tim e Claro

 

A matéria foi alterada às 18h48 para acréscimo de informações enviadas pela Claro. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais