Pacientes renais na espera por vagas em clínicas

0
Segundo dados do Nucaar existem 39 pacientes na fila de espera (Foto: Arquivo Infonet)

Continua a angústia dos pacientes renais que estão na fila aguardando vagas para as clinicas da capital. Dados do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam para um total de 39 pacientes na fila de espera para ser atendido nas clínicas conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o presidente da Associação de Renais Crônicos de Sergipe (Arcrese), Lúcio Alves, a espera continua. “A nefroclinica mandou uma relação onde eles atenderam desde a semana passada 12 pacientes renais e como eles já informaram na Infonet, a projeção é aumentar em 48 vagas, vamos aguardar. Algumas pessoas me ligaram do Huse e já passei a situação para tranquilizá-los. Dos 39 pacientes, 23 estão em rodízio no Huse aguardando abrir vaga nas clínicas ”, informa.

Pacto da nefrologia

Lúcio Alves pretende reunir as clínicas que atendem renais crônicos na tentativa de firmarem um pacto em favor dos pacientes da nefrologia. “Queremos chamar as clínicas para saber a necessidade dos pacientes, o papel do poder público e o que as clinicas podem fazer pelos pacientes renais”, diz.

Clínica

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o administrador da Nefroclinica, Eduardo Fernandes que esclareceu que disponibilizou 12 vagas para admissão de pacientes, sendo que apenas nove compareceu. Acrescentou ainda que o serviço social da clínica irá comunicar ao Nucaar de que no dia 1º de fevereiro, a pretensão é convocar mais 12 pacientes no intuito de abrir uma nova sala para pacientes renais. Eduardo Fernandes enaltece que todos os esforços estão sendo feitos na tentativa de ampliar o número de vagas e finaliza dizendo que já entrou em contato com a secretária da saúde do município, Waneska Barboza e comunicou das ações que serão implementadas pela clínica.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais