|
(Foto: Juliana Galvão/ Julio Cesar Gentil da Cruz) |
A medalha, que tem como patrono o jurista alagoano Pontes de Miranda, considerado o parecerista mais citado na jurisprudência brasileira, foi criada pela Resolução nº 09/1990 para homenagear personalidades merecedoras de distinção nos estudos relativos ao Direito ou que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Federal.
"O Tribunal Regional Federal da 5ª Região concede esta comenda com muita parcimônia. Pelo regimento, só podem ser entregues três a cada ano e, em 22 anos de existência deste Tribunal, esse número não foi atingido. Penso que o professor Jouberto é o primeiro em Sergipe a receber tal condecoração. Isso dá uma nota da importância que o TRF5 atribui a essa medalha e os critérios com que analisa as pessoas a quem a entrega", afirma o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
"O professor Uchôa, numa sociedade como a nossa, muito injusta e desigual, conseguiu superar as mais diversas barreiras com honradez, tenacidade e brilho intelectual, mostrando que é possível, sim, vencer e contribuir para grandes obras, para melhorias da sociedade brasileira, sem se apartar dos princípios morais que devem pautar a nossa conduta", ressalta o desembargador federal Francisco de Queiroz Cavalcanti.
O professor Jouberto Uchôa de Mendonça fundou a Universidade Tiradentes há 50 anos, ainda como colégio. A sua primeira grande contribuição para o mundo jurídico foi a criação do curso de Direito, autorizado pelo Ministério da Educação em 26 de maio de 1980, por meio do Decreto nº 84.733. Hoje, o bacharelado em Direito da Unit garante às populações mais carentes cerca de 2 mil atendimentos gratuitos por mês, nos mais variados tipos de processos, e já formou quase 6.300 profissionais para o mercado de trabalho.
"Sinto-me orgulhoso em receber essa comenda que coroa a minha história na educação, sempre cumprindo com os meus deveres de cidadão e comprometido com a formação da juventude da minha terra, com a preservação dos valores morais, éticos e com a memória dos homens e mulheres que fizeram a grandeza do Estado de Sergipe", diz o professor Jouberto Uchôa de Mendonça.
Fonte: Ascom Unit
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B