|
Alunos do IFS e UFS realizaram músico protesto (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes do Comando de Greve Estudantil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e do Comando de Mobilização Estudantil da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram reunidos na sede do IFS, na tarde desta quarta-feira, 22, para um músico protesto por melhorias nas instituições e em solidariedade aos servidores e professores grevistas.
Líria Ramos, representante dos alunos da IFS, explica que desde a deflagração da greve dos servidores, os estudantes também resolveram aderir ao movimento. “Lutamos pela instalação de um refeitório, pois dos 6 campi do IFS, apenas um tem um possui o refeitório adequado. Queremos também uma política de assistência estudantil para garantir a permanência dentro da instituição, uma contratação maior de professores e melhoria nos laboratórios”, detalha.
|
Líria Ramos do Comando de Greve Estudantil do IFS |
Ainda de acordo com Líria, a mobilização é uma forma de apoiar os servidores e professores em greve e convocar os demais estudantes para as próximos atos. “Vamos promover debates para que os alunos entendam que os professores valorizados contribuem para uma educação de qualidade e chamar os alunos para as mobilizações que envolverão todos os servidores federais que estão em greve”, conta.
Representante do Comando de Mobilização Estudantil da UFS, Patrick Hallan, destaca que o movimento estudantil está em união com as categorias em greve. “Também lutamos por melhorias e queremos que as pessoas vejam a situação precária das universidades. Hoje existe um novo perfil de aluno dentro da instituição, é aquele jovem pobre, da periferia e que precisa dispor de condições para permanecer dentro da universidade. Por isso uma de nossas principais reivindicações é conseguir que a refeição do Restaurante Universitário seja no valor de 1 real, já que grande parte dos estudantes precisa passar o dia todo na universidade”, ressalta o estudante.
|
Patrick Hallan do Comando Estudantil da UFS |
Mobilização
Na próxima sexta-feira, 24, os estudantes estarão presentes em um ato marcado na Praça Fausto Cardoso. A concentração será a partir das 15h e lá estarão presentes todos as categorias federais em greve que marcharão até a sede do Cultart, onde às 19h, acontece o Forró da Greve.
Por Verlane Estácio e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B