![]() |
Palestra será realizada no campus Aracaju da Unit (Foto: Arquivo Infonet) |
Executivos sergipanos terão a oportunidade de discutir sobre Governança Corporativa com uma referência internacional no assunto. Na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 16 horas, a superintendente geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Heloísa Bedicks, ministrará palestra no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. O evento é gratuito, com 250 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas no portal www.unit.br.
Economista, mestre em Administração Financeira pelo Mackenzie, Heloísa Bedicks é presidente da Rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina e conselheira da International Corporate Governance Network – ICGN. Atua ainda como conselheira da Mapfre Seguradora e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima. Possui especialização em Governança Corporativa pela Yale University e pelo Global Corporate Governance Forum, e em Conselhos de Administração pela University of Chicago.
Na palestra intitulada ‘Governança corporativa: nova agenda empresarial’, Heloísa Bedicks esmiuçará todo este movimento surgido na primeira metade dos anos 90, nos Estados Unidos, como forma de superar conflitos de interesses entre proprietários de empresas e diretores executivos contratados para garantir a continuidade dos negócios, do empreendedorismo, a maximização dos lucros.
No Brasil, os conselheiros profissionais ganharam espaço nos últimos anos, pela necessidade de modernização da alta gestão, mas a concentração do controle acionário ainda é muito alta. A preocupação da Governança Corporativa é criar exatamente um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, como o objetivo de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. A boa Governança garante aos proprietários – acionistas ou cotistas – a gestão estratégica da empresa e o monitoramento da direção executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.
A empresa que opta pelas boas práticas de Governança Corporativa adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. Para isso, o Conselho de Administração deve exercer seu papel, estabelecendo estratégias para a empresa, elegendo e destituindo o principal executivo, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo a auditoria independente.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B