|
O promotor Fausto Valois se colocou a marcar uma audiência (Foto: Portal Infonet) |
Vigilantes foram ao Ministério Público Estadual (MPE) nesta quinta-feira, 18, no intuito de solicitar apoio do promotor da Educação, Fausto Valois, para as reivindicações dos servidores.
De acordo com o vigilante Marcos Adriano Almeida, o objetivo da categoria é para que seja cumprido o que consta no estatuto do servidor. “A questão é que eles não estão cumprindo o estatuto. É para nós trabalharmos 30 horas semanais e estamos trabalhando 36 horas. Essa luta vem acontecendo a mais de três anos com a presença do sindicato”, diz.
O promotor da Educação do MPE, Fausto Valois, se dispôs a marcar uma audiência entre a SEED e a categoria para tentar solucionar o impasse. “Nós nos colocamos a disposição para realizar uma audiência pública conversando com a secretaria para tentar resolver a situação. Porque como eu disse nós temos essa limitação, como eu vou entrar com uma ação pra obrigar o estado de Sergipe a pagar hora extra, dar uma ilegitimidade, a gente tem limitação. Então eu me proponho em fazer uma audiência”, garante.
Já está agendada uma nova reunião entre os servidores e o Secretário da Educação Belivaldo Chagas para o dia 24 de outubro às 15h na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Expectativa
Ainda segundo Marcos Adriano, a categoria aguarda um posicionamento favorável à categoria na reunião que ocorrerá no próximo dia 24 deste mês. “A esperança nossa é que saia de algo positivo até porque essa luta já vem a um bom tempo. Foi prometido que no dia 24 seria dada alguma resposta concreta. Essa é a nossa expectativa”, afirma.
Demissão
Informações que chegaram ao Portal Infonet dão conta de que o gestor de segurança da Seed, Roberto Sampaio foi remanejado da função. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da SEED que também informou que até o momento não existe um substituto para o cargo.
SEED
Quanto a possibilidade da realização de uma audiência no MPE, a assessoria de comunicação da SEED esclareceu que ainda não foi comunicada do fato. A SEED já havia enviado uma nota ao Portal Infonet esclarecendo o fato. Segue a nota na íntegra.
"A Secretaria de Estado da Educação respeita a decisão dos vigilantes, porém entende que não haveria necessidade da paralisação. Na tarde da última segunda-feira, o secretário Belivaldo Chagas se reuniu com a direção do Sintrase e se comprometeu em entregar ao governo do estado a reivindicação de redução da carga horária da categoria, no entanto, é conveniente esclarecer, que a carga horária da categoria está sendo cumprida como determina a legislação e o parecer da PGE. Os vigilantes da Seed trabalham efetivamente 150 horas mensais, o equivalente a seis horárias diárias e 25 dias trabalhados. Também na reunião, foi informado aos vigilantes que já foi regularizada a emissão dos vale-transportes correspondentes aos dias trabalhados e que será regularizada a função do fiscal da vigilância".
* A matéria foi atualizada às 16:12.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B