|
Ato ocorreu no Calçadão da João Pessoa (Fotos: Portal Infonet) |
Professores da rede estadual de ensino realizaram o tradicional ato da Prova Final de 2012 do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), na manhã desta sexta-feira, 28, no Calçadão da João Pessoa. A classe reprovou mais uma vez a política de educação do governo Marcelo Déda em 2012. A média dada pelo magistério estadual foi 2,1 para política educacional do governo estadual, a mais baixa ao longo dos seis anos de Déda como governador.
A Região Centro-Sul teve a avaliação maior do que as demais. A nota foi 4,7. Aracaju teve um dos piores desempenhos, que foi a nota 1,3. Entre os municípios, a melhor avaliação foi em São Miguel do Aleixo, com a média de 7,3. A menor avaliação foi para o município de Aquidabã com 0,1.
A presidente do Sintese, Angela Melo, explica que os critérios utilizados para avaliar a atual gestão são: a avaliação do Governo Déda pelos professores, as condições e estrutura física das escolas, gestão democrática e ajuste ou implemento do piso salarial. “Essa não é uma nota fria é uma nota que está dentro de critérios pré-estabelecidos. Nós temos várias formas de luta e através do criativo, a gente mostra para a sociedade o que se passa na educação. É um momento difícil para nós educadores e devemos questionar para onde vai a verba para a educação e a valorização dos professores públicos”, diz.
|
Angela Melo "Nossa luta é pela valorização profissional" |
Em 2007, no primeiro ano do governo Deda, a avaliação foi 3.4. Em 2008 houve uma crescente e a nota subiu para 3.7, assim como nos anos de 2009, com a nota de 4,6 e 2010 com 5.2. Já em 2011, a avaliação voltou a cair para 3.0. Angela atribui as oscilações das notas à falta de diálogo do governo com a classe. Segundo ela, houve uma época em que havia discussões e acordo, mas segundo ela os diálogos não existem mais.
Sobre a prova
A Prova Final da Educação busca avaliar o nível educacional das redes estadual e municipais através de um questionário, respondido pelos professores da rede, que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado, sob temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.
Desde 2004, os professores das redes estadual e municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da “Prova Final da Educação Pública”.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B