![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Uma parceria inédita firmada entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai mudar a realidade de diversas famílias de agricultores assentados da reforma agrária. Através da iniciativa, o instituto irá oferecer o curso de Tecnologia em Agroecologia para esse público, formando todos os anos 50 profissionais na área.
As instituições parceiras obtiveram o aval da comissão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para a abertura do referido curso, visando à formação de tecnólogos entre agricultores assentados no estado de Sergipe.
O curso será custeado com recursos do Pronera, que serão administrados pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Sergipe (Funcefet-SE). Cabe ao IFS a disponibilização dos docentes e toda a infraestrutura necessária para a realização do curso, como salas de aula, laboratórios e biblioteca, por exemplo, ficando a cargo da professora Irinéia Rosa do Nascimento, do Campus São Cristóvão, a coordenação geral do projeto no IFS.
Desenvolvimento
Segundo o reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, com o oferecimento do curso o instituto cumpre o seu papel social. “Não levaremos a esses assentados apenas a sala de aula, mas também a pesquisa, que nos institutos federais precisa ser aplicada, e atividades de extensão. É importante que o agricultor e seus filhos tenham acesso à educação pública de qualidade, tanto para melhorar a sua renda familiar quanto para gerar desenvolvimento sustentável local e regional”, defende.
O professor Ailton ressalta a participação do deputado estadual João Daniel para a aprovação da iniciativa. “Quero destacar o apoio fundamental do deputado João Daniel junto ao Pronera para a aprovação desse projeto. O deputado tem se mostrado, cada vez mais, um importante parceiro do IFS”, afirma o reitor.
Para o superintendente regional do Incra em Sergipe, Leonardo Góes, a iniciativa tem como principal objetivo o oferecimento de educação aos agricultores. “Buscamos essa parceria com o IFS porque sabemos da importância da educação como instrumento para a transformação e a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos”, explica.
Metodologia
O professor Adelmo Menezes, pró-reitor de Ensino do IFS, destaca que o referido curso terá como princípio metodológico a Pedagogia da Alternância, que oportunizará aos estudantes a experiência do tempo-escola e do tempo-comunidade, através de um calendário acadêmico organizado especialmente para favorecer esta orientação metodológica. “Tal organização pedagógica visa contemplar as necessidades da vida escolar e as da vida do estudante-trabalhador”, destaca.
As inscrições para o vestibular do curso de Tecnologia em Agroecologia podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 11 de janeiro, e as provas serão aplicadas no dia 3 de fevereiro. Financiado com recursos do Pronera, o curso, que terá três anos e meio de duração, receberá um investimento de R$ 965 mil e será ministrado no IFS – Campus São Cristóvão.
Fonte: Ascom IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B