Encontro do Programa Formação pela Escola

(Foto: Arquivo Ascom Seed)

No próximo dia 6 de fevereiro, cursistas oriundos do Programa Formação pela Escola vão se reunir mais uma vez para a realização de mais uma oficina de trabalho. Nesta reunião está prevista a participação de um dos conselheiros estaduais do Fundeb, em Aracaju. O encontro será realizado no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), localizada na rua Laranjeiras, nº 2037.

O último encontro dos cursistas ocorreu na manhã do dia 22 de janeiro,  no laboratório de informática do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Este foi o encontro presencial inicial, referente ao módulo Fundeb. O curso foi ministrado pela tutora Luzia Mendonça de Jesus e contou com a presença de 41 pessoas, entre membros de conselhos, sindicatos, técnicos de Secretarias de Educação Estadual e municipais, coordenadores, pedagogos e professores. 

Na oportunidade, a tutora Luzia Mendonça de Jesus enfatizou conceitos sobre cidadania e democracia, frisou informações específicas sobre o Fundeb, o FNDE, o MEC e a Comissão Intergovernamental e a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS-Fundeb) para a execução eficiente dessa política pública.

Luzia Mendonça de Jesus realizou a dinâmica intitulada "o Tijolo", cujo objetivo foi aguçar o olhar para as necessidades cotidianas, especialmente no tocante ao aspecto educacional, a fim de propor mudanças significativas com o intuito de obter melhorias quanto à qualidade da educação.

Foram apresentados ainda os procedimentos e orientações que o cursista deve seguir no ambiente virtual (moodle), que utiliza as interfaces de comunicação, informação, gestão e avaliação, incluindo vídeos. Nesse ambiente colaborativo de aprendizagem são exploradas as características de hipertextualização e interatividade, organizadas e contextualizadas a partir da metodologia de resolução de problemas.

1º Modulo

Segundo a coordenadora estadual do Programa Formação pela Escola, professora Márcia Ferreira Santiago Feitosa,  "participar dos cursos constitui-se numa grande oportunidade de conhecer com detalhes informações sobre o Fundeb. O programa dá ênfase à metodologia de resolução de problemas, sendo que a preocupação básica é oferecer aos cursistas elementos teóricos que permitam detectar problemas, analisá-los e propor soluções", acrescentou.

Segundo a Tutora Luzia Mendonça de Jesus, "o encontro foi muito proveitoso; o módulo Fundeb é extremamente atrativo, pois relata todo o histórico do financiamento da educação no Brasil, destacando os pontos positivos e negativos do Fundef e mostrando os avanços com a criação do Fundeb.

Em Sergipe, o Programa Formação pela Escola matriculou, nesta primeira vinculação/2013, 474 cursistas, distribuídos entre os cursos Programas de Transporte Escolar, Programas do Livro, Programa Dinheiro Direto na Escola, Controle Social para Conselheiros, Competências Básicas e Fundeb.

Formação pela Escola

O Governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolve uma diversidade de programas, projetos e ações educacionais de alcance nacional. A legislação atual prevê o compartilhamento das responsabilidades entre União, estados e municípios na área da educação. Ela determina uma dinâmica de funcionamento das ações educacionais e de transferências de recursos, a serem repassados aos estados, Distrito Federal e municípios, para garantir educação de qualidade a todos os brasileiros.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais