Sergipe Alfabetizado: Internos da Usip assistem aulas

Internos da Usip assistirão às aulas do Programa Sergipe Alfabetizado (Foto: José Santana Filho)

Os adolescentes sob custódia da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) assistiram, na tarde desta segunda-feira, 18, à aula inaugural do Programa Sergipe Alfabetizado. Ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa visa o cumprimento do que determina o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), ao ofertar aos 80 internos atividades ligadas ao processo de escolarização.

Segundo Genivaldo Martirez, diretor do Sergipe Alfabetizado foi necessário adaptar o programa a este público, cuja maioria dos internos já é alfabetizada. "Foi preciso fazer uma adequação metodológica. Como os adolescentes permanecem na unidade por até 45 dias, não há condições de trabalharmos todo o conteúdo do programa. Então elencamos algumas temáticas ligadas ao Direito, cidadania e à vida em sociedade. Oito professores foram treinados e irão trabalhar esses temas na perspectiva da leitura e da escrita. O material didático usado será o mesmo do programa, além de trechos do ECA e de textos produzidos por eles", explica Martirez.

Para Antônia Menezes, diretora da Fundação Renascer, órgão que administra as unidades socioeducativas em Sergipe, o programa da Seed contribui para a ressocialização dos internos. "A convivência dentro da unidade é complexa, e de difícil absorção para o adolescente. Restringir a liberdade dos jovens é algo muito complicado. O processo de escolarização oportuniza a eles um horário produtivo, com educadores que são muito devotados a essa causa. Dar aula para esses jovens é colaborar com a socioeducação e a reinserção desses adolescentes na sociedade", declara Antônia, reforçando que apenas os que tiverem interesse participarão das aulas.

De acordo Aristóteles Marques, diretor da Usip, o Sergipe Alfabetizado irá reforçar o trabalho educativo realizado na unidade. "Os internos já assistiam, duas vezes por semana, às aulas de reforço escolar. Mas com o Sergipe Alfabetizado eles avançam muito mais no conhecimento e terão aulas todos os dias. Essa medida fortalece o trabalho que já vinha sendo feito, e se junta à educação profissionalizante que é oferecida a eles com o intuito de capacitá-los para o mercado de trabalho", reconhece o diretor.

Sonhos

Entre os adolescentes sob custódia da Usip, é possível encontrar exemplos de sonhos interrompidos. É o caso do jovem R. C. S., 17 anos, apreendido após uma tentativa de roubo.

Ele, que estudou até a 6ª série, diz sonhar em ser advogado e vê no Sergipe Alfabetizado a oportunidade de começar uma nova história. "Vou assistir às aulas, pois quero mudar, sair dessa vida, e acho que o estudo é o caminho para sair do crime. Quero ser advogado, defender as pessoas que já fizeram coisa errada ou não", revela o jovem.

Já G. S. N., 17 anos, que foi apreendido após um assalto, sonha em ter uma profissão para sustentar a filha de 7 meses. "Parei de estudar na 8ª série e estou há mais de um ano fora da sala de aula. Quero assistir às aulas do Sergipe Alfabetizado, pois estou há muito tempo parado, e também para ocupar minha cabeça e passar o tempo. Quando sair daqui, quero concluir o segundo grau e ter um trabalho que me ajude a sustentar minha família", projeta o rapaz.

Usip

A Usip atende a adolescentes do sexo masculino sob regime provisório, que são encaminhados por ordem judicial, por até 45 dias, atores de atos infracionais, até que o procedimento investigatório seja concluído e o judiciário possa se pronunciar sobre a liberdade ou qual a medida a ser aplicada. Se sentenciado por privação de liberdade, o adolescente segue para o Cenam, semiliberdade ou liberdade assistida.

Sergipe Alfabetizado

Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, em 2007, o programa já alfabetizou mais de 190 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.

A previsão para este ano é que 2.200 alfabetizadores e coordenadores participem do processo, e cerca de 30 mil alunos sejam beneficiados pelo programa.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais