![]() |
(Fotos: Eugênio Barreto/Seed) |
Levar o conhecimento e a conscientização através da arte. Foi dessa forma que os alunos do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite tiveram a oportunidade de assistir, na manhã desta segunda-feira, 25, a uma peça teatral sobre o transplante de medula.
O Grupo Processo Multiartes, de Curitiba (PR), apresentou a peça "Procura-se Uma Estrela". Com o tema central "Doação de medula óssea", o espetáculo teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para aderir à campanha de transplante. Uma equipe do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) esteve no colégio para cadastrar os estudantes que se interessassem em fazer doação de medula.
O diretor da peça, Adriano Esturilho, ressaltou que a dramatização tem surtido efeito. "Geralmente as ações realizadas são palestras. Nossa ideia de trabalhar isso de uma forma cênica, com teatro, com bom humor, era de aproximar o tema ao público. É um assunto um pouco delicado, mas que ao abordá-lo dessa forma a gente faz com que as pessoas se identifiquem", disse.
Ainda segundo Adriano, "nas diversas cidades em que a peça é apresentada, a gente nota que há um aumento significativo no número de cadastros após o espetáculo, porque as pessoas ficam mais tocadas".
Conscientização
O aluno do 3º ano Heráclito Ferreira Soares teve a oportunidade de participar de uma das cenas da peça. Ele destacou a importância do teatro como forma de levar a conscientização. "A doação de medula ainda não é uma coisa muito disseminada na sociedade e ainda pouco aceita, até porque muitas pessoas têm medo de doar. Acho que o teatro é uma forma bem interessante de nos passar esses conhecimentos", afirmou.
Candiê Marques, um dos atores, explicou que os estudantes podem disseminar essa ideia para outras pessoas. "Não é um tema muito divulgado pela mídia, e a gente precisa chegar ao maior número de pessoas possível. Esses alunos com certeza estão sensibilizados e vão espalhar para os pais e amigos", disse.
Já a aluna Raissa Falcão de Miranda disse ter aprovado a forma como o tema foi abordado. "Acho bom trazer essa peça para os estudantes a fim de que a juventude tenha mais consciência sobre a importância do transplante de medula", ressaltou. A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega, Ana Beatriz Conceição Souza. "É bom para as pessoas se conscientizarem. Gostei muito dessa peça".
"Procura-se Uma Estrela"
Na estrada desde 2005, a peça teatral é encenada pelos alunos da Universidade Federal do Paraná, com mais de 300 apresentações em todo o país e um público estimado de 18 mil espectadores. O espetáculo busca conscientizar as pessoas sobre a importância da doação voluntária de medula óssea.
Segundo o Instituto Nacional o Câncer (INCA), cerca de 3.000 pessoas no Brasil aguardam por um transplante. A chance de esses pacientes encontrarem um doador compatível pode chegar a uma em um milhão.
Fonte: Ascom Seed/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B