![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Juiz Federal, Carlos Rebêlo Júnior suspendeu a eleição do DCE da UFS que estava agendada para ocorrer de 15 a 28 desse mês. Consta no processo da Justiça Federal que um representante da Associação Atlética Universitária apontou indícios de irregularidade, no sentido de que não foi convocado e nem tomou conhecimento da reunião do Conselho de Entidades de Base do DCE. Ressalte-se que, segundo consta no art. 22 do Regimento Eleitoral do DCE, a Comissão Eleitoral deve ser formada também por um membro da Associação Atlética Universitária.
Consta ainda no processo uma declaração da Comissão Eleitoral do DCE onde afirma que alguns documentos solicitados ao DCE pelo Centro Acadêmico no dia 04 desse mês somente seriam fornecidos no dia 08, ou seja, após encerrado o prazo para inscrição das chapas, previsto para 04 e 05 de abril, o que impediu a análise prévia dos documentos pelas partes interessadas no pleito.
Os documentos pedidos seriam a ata da reunião ocorrida em 03/04/2013, ata da reunião eleitoral e certidão de entrega do edital das eleições.
![]() |
(Foto: Reprodução Portal Infonet) |
As eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação Atlética Universitária (AAU), Conselho Universitário (Consu) e Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe (Conepe) estavam agendadas para ocorrer em todos os campi de 15 a 28 de abril.
DCE
Em entrevista ao Portal Infonet no dia 5 desse mês o presidente do DCE, Brüener Zalkowitsch, disse não vê irregularidade na convocação, que fora feita, segundo o dirigente do diretório estudantil, com três dias de antecedência. “A convocação foi bastante divulgada. Tanto é que eles [os oponentes] estavam lá”, observa Zalkowitsch. O dirigente do DCE explicou que as férias não iriam atrapalhar o processo eleitoral.
Por Kátia Susanna