Meio ambiente: UFS e Prefeitura assinam convênio

Prefeito assina covênio com a UFs (Fotos: Portal Infonet)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a prefeitura de Aracaju firmaram um convênio na manhã desta quinta-feira, 25, para implantar ações voltadas ao meio ambiente. Os convênios são relativos ao Plano Municipal de Saneamento e Plano de Resíduos Sólidos, que serão elaborados por pesquisadores da UFS. A medida atende a uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, confirmou que a Prefeitura está atendendo uma determinação, a qual obriga que os municípios brasileiros realizem o Plano de Resíduo Sólidos.

“O ano passado Aracaju perdeu o prazo e agora o município tem até o final do ano para concretizar o projeto, caso contrário terão as verbas suspensas em 2014. Por conta disso, estamos correndo com o projeto e por isso fomos buscar na UFS grandes pesquisadores, professores e doutores. Esses profissionais possuem muitos dados sobre a questão do resíduo sólido. Esse é um momento fundamental, pois vai pensar numa Aracaju planejada e para isso vamos contar com esses profissionais. A partir de agora daremos início à execução do projeto e as pesquisas serão iniciadas. Concluído o projeto, a Prefeitura dará início aos trabalhos de saneamento, drenagem e água da cidade de Aracaju”, garantiu Matos.

O responsável em coordenar as pesquisas, o Doutor Gregorio Guirado Faccioli explicou que a partir do momento em que a verba destinada às pesquisas forrem disponibilizadas, sua equipe dará início ao trabalho de desenvolvimento do projeto e encaminhará à Prefeito. “A partir da assinatura do convênio, nós temos uma última etapa a vencer. O dinheiro é repassado para universidade e esse trâmite burocrático é de aproximadamente 60 dias. Quando estiver disponível, daremos início às atividades. Na equipe haverá 12 doutores e mais 8 estagiários, ao todo 20 pessoas irão trabalhar na execução desse plano. A cidade está crescendo muito e temos que saber como vão ocorrer as drenagens nas águas pluviais, inclusive nas áreas novas de expansão, dentre outras avaliações. Vamos gerenciar os resíduos sólidos, pois temos que saber gerenciar de forma adequada todos os resíduos. Este é o primeiro passo para termos uma sociedade sustentável”, disse Faccioli.

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta, 25

Reitor

O reitor da UFS, Ângelo Antoniolli,  vê a assinatura do convênio como uma evolução na gestão pública e no crescimento da cidade. Para ele, a aproximação entre a Prefeitura e a Universidade trará benefícios à sociedade. “Estamos criando esta aproximação com o município. Este convênio é de extrema importância para a sociedade sergipana. A prefeitura tem uma responsabilidade muito grande no que diz respeito a questão ambiental e resíduos sólidos”, entende.

Comitê de preservação ambiental

Antoniolli disse ainda, que será criando na Universidade, um comitê de Preservação Ambiental, onde os estudiosos da área poderão debater as questões ambientais do estado. “O Comitê será formado pelos professores expert nas áreas e com isso vamos dialogar com esse comitê para levar a diante discussões da formatação dessas questões ambientais. Nós temos muitos mestrandos e doutorandos na Instituição, então ao invés de procurarmos temas, que muitas vezes não dizem respeito ao nosso cotidiano, pensamos em criar um comitê como esse para que nossos pesquisadores tenham foco nos problemas em Sergipe”, explico.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais