|
Professor Roberto Silva, diretor de Comunicação do Sintese (Foto: Portal Infonet) |
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, uma reunião entre o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas (PSB) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese). Na ocasião, o governador se comprometeu, segundo o Sintese, a enviar o projeto que reajusta o Piso Salarial Profissional do Magistério (PSPM) à Assembleia Legislativa de Sergipe no próximo dia 1º de agosto.
O diretor de Comunicação do Sintese, professor Roberto Silva, informou que a reunião foi proveitosa, já que o Governo sinalizou para resolver o impasse existente.
“O Governo sinaliza para resolver o impasse com os professores. Nós tínhamos um impasse desde 2012 e agora há uma sinalização de busca de alternativa, que a gente entende como positiva”, ressalta lembrando que na reunião foi discutida, a concretude da negociação realizada em junho e que resultou no encerramento da greve.
Compromissos
![]() |
(Foto: Caroline Santos/Ascom Sintese) |
Roberto Siva informou que: “o governador se comprometeu a enviar no próximo dia 1º de agosto à Assembleia Legislativa de Sergipe, quando do retorno dos deputados, o projeto de lei que reajusta o Piso de 2013 em R$ 197 e que ainda esta semana, estará publicando o decreto constituindo a Comissão que tem o objetivo de estudar o Passsivo Trabalhista com os professores 2012/2013 e também as distorções com a folha de pagamento”.
O dirigente do Sintese destacou ainda que a categoria espera que a Comissão se reúna de forma imediata.
“O secretário de Educação se comprometeu de estar convocando essa reunião de imediato da Comissão. Quanto à deliberação da assembleia que resultou na suspensão da greve, nós deliberamos que ainda este ano, o Governo pagasse pelo menos o retroativo 2013, que é de janeiro a agosto, uma vez que começa a pagar a partir de setembro, o percentual de 7.97%. O governador colocou que está estudando as propostas que o Sintese apresentou como forma de corrigir o percentual de limite à Lei de Responsabilidade Fiscal e que voltaria a sentar conosco em setembro, para dar uma resposta se o Estado vai estar garantindo ainda este ano o retroativo”, ressalta.
Ainda na reunião, Jackson Barreto solicitou segundo Roberto Silva, que as alternativas para corrigir o limite da LRF sejam feitas por meio de ofícios. “Isso para que os estudos sejam realizados. A gente espera que essa Comissão funcione no sentido de que possa encaminhar tanto a solução da superação dos problemas da folha de pagamento, quanto o parcelamento da dívida trabalhista do Estado para com os professores”, enfatiza.
O encontro no Palácio dos Despachos não foi aberto à imprensa. Participaram ainda a deputada Ana Lúcia (PT) e o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos em Sergipe (Dieese) , Luiz Moura.
Por Aldaci de Souza