Grupo Estácio realiza Fórum Anual de docentes

(Foto: Assessoria de Imprensa)

"Educação Conectada na Sociedade do Conhecimento" foi o tema do V Fórum Anual de Docentes 2013 do grupo Estácio realizado nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de janeiro. O encontro reuniu diretores da instituição, palestrantes e cerca de 700 professores da Estácio de todas as regiões do país. De Sergipe, participaram 12 professores da Estácio FASE, que voltaram satisfeitos com mais uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências.

Durante dois dias, especialistas em educação e gestão proferiram palestras, docentes compartilharam práticas pedagógicas e participaram de grupos de trabalhos.  Conquistas recentes, uma reflexão sobre o modelo de ensino da Estácio e planos de expansão para todas as regiões do país também foram apresentados durante o encontro. O presidente da Estácio, Rogério Melzi, deu as boas-vindas aos participantes do fórum e  falou sobre  as conquistas, investimentos e desafios da Estácio, que é um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior do Brasil.

Na palestra ministrada por Ronaldo Matos, professor visitante no Instituto de Educação da Universidade de Londres, professor aposentado de Física da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA,   foi abordado o tema "Educando para  inovação e aprendizagem independente". O palestrante destacou que com a inclusão das tecnologias digitais, o mundo vive uma revolução educacional. "As questões não são mais resolvidas através de uma única linha de pesquisa, os temas relevantes devem ser tratados em equipe. O modelo atual de ensino- aprendizagem é um processo cooperativo colaborativo e as aulas precisam ser mais motivadoras", defendeu o professor. Para ele, o modelo de ensino precisa ser realmente inovador e incluir o uso das tecnologias no processo de aprendizagem.

A diretora executiva de Ensino da Estácio, Paula Caleffi, fez uma reflexão sobre o modelo de ensino da instituição que inclui um novo olhar dos docentes , maior participação dos alunos e o uso das novas tecnologias como aliadas nesse processo. Entre os diferenciais apresentados pela Estácio estão os currículos integrados nacionalmente, construídos coletivamente pelos professores da instituição, a oferta gratuita de material didático e a aposta na tecnologia e na inovação de ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos alunos. "Nosso maior diferencial é que temos concretamente um projeto de educação nacional que já está implementado", enfatizou a diretora.

O fórum também contou com a participação da secretária de educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, que apresentou a visão do poder público sobre o assunto. Ela falou sobre a experiência educacional que vem sendo implementada no município.

"Foi um encontro muito positivo pela qualidade das palestras, novidades no mundo da educação que foram apresentadas pelos melhores especialistas. Interessante também essa integração de professores de vários estados. Tenho certeza que o Fórum trará bons frutos para Estácio", avaliou Elisio Alcântara Neto, diretor da Regional Nordeste do Grupo Estácio.

A professora Maria Teresa Oliveira, da Estácio FASE, também considerou o evento como  muito proveitoso. "Foi muito bem pensado e que possibilitou aos professores a troca de experiências. São ações como essa que fazem com que nos identifiquemos cada vez mais com a instituição", afirmou a professora.

Expansão para todas as regiões do Brasil – Durante a realização do Fórum, a diretoria executiva da Estácio  concedeu entrevista coletiva à imprensa, falando sobre os avanços obtidos, investimentos e sobre  planos de expansão para todas as regiões do país.  O grupo já protocolou pedidos ao Ministério da Educação para ampliação em 20 novas praças e abertura de novos cursos. Para Sergipe, foi anunciado que o estado vai ganhar em breve um novo campus.

Atuando há 43 anos no país, a instituição está presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de quatro mil funcionários, corpo docente de 7,5 mil professores e 313,4 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

Com um total de 79 campi, o Grupo oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais