Barra dos Coqueiros: escola é arrombada 2 vezes seguidas

Escola localizada no conjunto Prisco Viana foi assaltada nos dias 19 e 20 de agosto (Fotos: Portal Infonet)

Sem vigilantes, Escola José Franklin é alvo constante de assaltantes

Picareta foi utlizada para arrombar escola (Fotos: Sintese)

Secretaria foi revirada e armários arrombados

Professores, alunos e direção da Escola Estadual Professor José Franklin, localizado no conjunto Prisco Viana, município de Barra dos Coqueiros, afirmam sua insatisfação com o clima de segurança no local. Por duas noites consecutivas, nos dias 19 e 20 de agosto, a Escola foi arrombada e teve diversos materiais levados. Assustados, pais de alunos levaram seus filhos de volta para casa, e professores suspenderam as aulas.

A diretora Wanderleya Santos Silva afirma que, ao chegar na escola, a equipe ficou abalada com a situação com que se deparou. Na primeira noite, computadores foram levados da sala da secretaria. Na noite seguinte, TV, aparelho Data Show e CPUs foram subtraídas. “Encontramos grades arrombadas, cadeados estourados, cordas utilizadas para quebrar as grades soltas pelo chão e parte do teto arrancado”, conta.

Wanderleya explica que estes não são os primeiros assaltos pelos quais a escola passa. Há dois meses à frente da José Franklin, a diretora informa que a situação se repete desde as gestões anteriores. O caso foi levado ao conhecimento da Delegacia da Barra dos Coqueiros e à Secretaria de Estado da Educação (Seed), e um boletim de ocorrência foi registrado. Através das informações, os autores da ação foram localizados e parte dos materiais, recuperado. Segundo a diretora, um aluno da escola está envolvido no caso.

A coordenadora Cláudia Araújo reforça que a falta de vigilantes e policiais na região vem preocupando moradores e comunidade escolar. “Não existem vigilantes de plantão nas escolas. O que temos são os porteiros, que não vão se confrontar com os bandidos por que essa não é a função deles. A gente fica bastante triste com esse tipo de situação, e com o psicológico abalado”, diz.

As funcionárias salientam que após o contato com a Seed, três vigilantes foram disponibilizados para prestarem assistência à Escola. O serviço deverá ser iniciado ainda nesta semana. Cada vigilante será responsável por um turno. O corpo estudantil da Escola Estadual Professor José Franklin é atualmente composto por 650 alunos, do 1º ao 9º ano.

Sintese

A diretora do Departamento Cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), Bernadete Pinheiro, relata que esteve presente à Escola José Franklin pouco depois dos assaltos. Em sua visita, Bernadete constatou o estado de insegurança descrito pela coordenação.

Em contato de Bernadete com o Ministério Público Estadual (MPE), uma audiência entre o sindicato, a promotoria de educação e a Seed foi agendada para o próximo dia 10 de setembro, quando a questão da vigilância nas escolas do Estado será tratada.

A diretora cultural atribui à falta de vigilantes os constantes casos de violência nas unidades de ensino do Estado. “Acredito que a retirada dos vigilantes das escolas para enxugar os gastos da Secretaria foi um erro da gestão, já que os prejuízos administrativos e pedagógicos são bem maiores. A José Franklin é um exemplo disso, por ter sido assaltada por sete vezes. E chegou ao extremo de ser invadida duas noites seguidas”, expõe.

Seed

A assessoria de comunicação da Seed afirma que a entidade reconhece a carência de vigilantes em seu quadro de funcionários. Diante disso, um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de vigilantes está em análise pela secretaria no intuito de suprir esta demanda.

Ainda segundo a assessoria, a Seed firmou uma parceria com a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) para reforçar a ronda policial nas proximidades das escolas. A estratégia de ação da PM entra em vigor já nesta segunda-feira, 26, atuando inicialmente nos pontos considerados mais vulneráveis. Os batalhões envolvidos no projeto abrangem os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Itaporanga d'Ajuda.

Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais