|
Servidores lutam contra privatização e tercerização dos serviços no HU (Fotos: Portal Infonet) |
Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe (SINTUFS), os servidores do Hospital Universitário, realizaram na manhã desta quinta-feira, 29, mais um ato contra a privatização do Hospital. A manifestação ocorreu em frente ao HU e contou com o apoio a Central Única dos Trabalhadores (Cut). Docentes, estudantes e servidores públicos também se uniram ao movimento.
A presidente do Sintufs, Edjanária Borges, ressaltou que o objetivo da luta é garantir um serviço de qualidade à população e mostrar que o Hospital Universitário desempenha um importante papel na sociedade. Para ela, o PLP 92/2007 (fundação estatal de direito privado), que privativa hospitais universitários e várias áreas do serviço público, não trará benefícios para a categoria nem para os pacientes. “Sabemos que o que serão priorizados são os convênios, além do que a empresa vai precarizar os serviços no hospital”, entende.
Os servidores também são contra o Projeto de Lei 4330/2004, que prevê a regulamentação da terceirização dos serviços públicos e privados em tramitação no Congresso Nacional desde o ano de 2004. Para a presidente do Sintufs, a terceirização feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vai prejudicar o serviço. “Além de transformar a saúde em mercadoria, esta empresa irá favorecer a dupla porta de entrada ao SUS, priorizando os convênios particulares, dentre outras questões”, enfatiza.
Greve geral
|
Edjanária Borges “Sabemos que o que serão priorizados são os convênios" |
Os servidores da UFS já garantiram presença na Greve Geral marcada para acontecer na próxima sexta-feira, 30. O movimento, convocado pelas centrais sindicais, é contra a aprovação o PL 4330 de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PR/GO). A concentração será às 14h na Praça Fausto Cardoso.
A categoria também está na defesa da aplicação de 10% do PIB para a educação pública, outros 10% destinados à saúde pública, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação dos turnos contínuos.
Por Eliene Andrade