|
Encontro aconteceu no TCE/SE (Fotos: Portal Infonet) |
Conselheiros da Educação estão em Sergipe para participar da reunião do Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação que ocorre nesta terça-feira, 3 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe(TCE/SE). O encontro é uma oportunidade de discutir as diretrizes que nortearão os rumos da educação brasileira para os próximos anos.
Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes Lima, fez questão de ressaltar a necessidade de que haja uma união entre Estado e município para a elaboração de um Sistema de Educação eficiente. “Eles precisam trabalhar em conjunto para juntar os esforços e para que nós possamos realmente ter a mesma ideia do que é a educação de qualidade. Nesse sentido, o trabalho dos conselhos estaduais e municipais é da maior importância porque são esses conselhos que fazem a interpretação da legislação educacional”, afirma.
|
O encontro contou com a presença do governador em exercício Jackson Barreto |
Como uma das metas definida pelo Conselho está à obrigação de que não haja jovens em idade escolar fora da sala de aula e que não haja município sem uma estrutura adequada de ensino.
Ainda segundo Fernandes Lima, para uma educação de qualidade não basta apenas inserir o aluno na rede de ensino, mas que seja oferecido condições necessárias tanto para alunos quanto para professores. “Precisamos garantir que todos os alunos tenham acesso a uma escola, condição para acolher os alunos, depois temos que trabalhar para a educação seja de qualidade, obviamente para que isso aconteça é necessário investir na qualificação e motivação dos professores e na própria organização das secretarias estaduais e municipais. É um grande desafio, mas do ponto de visa das orientações institucionais acredito que dá certo”, garante.
Presente no encontro, o governador em exercício Jackson Barreto, fez questão de enaltecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Estado na educação. “Quase R$ 100 milhões já foram investidos na reforma das escolas, já inauguramos algumas escolas profissionalizantes. Estamos em construção uma profissionalizante em Carmópolis. Já temos R$ 18 milhões em contrapartida do estado para a educação. É esforço grande que o estado faz para melhorar e qualificar a educação em Sergipe”, reafirma.
Papel do Conselho
|
O auditório ficou lotado |
Segundo Fernandes Lima atualmente o Brasil conta com 197 mil escolas de educação básica, 2 milhões de professores da educação básica e mais de 50 milhões de estudantes, o que reforça o compromisso do conselho em desenvolver políticas públicas para a melhoria na qualidade de ensino.
“Portanto é um trabalho enorme que precisa ser feito por todas as escolas, secretarias dos governos, mas também com o acompanhamento da sociedade civil. O papel do conselho é articular os estados, união e municípios, levar as reivindicações para o congresso nacional, dialogar com o ministério da educação, sugerir ajustes a legislação e cobrar das autoridades para que ela cumpra realmente o que está estabelecido na constituição”, afirma.