![]() |
João Alves: kit para incentivar a aprendizagem (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O prefeito João Alves entregou nesta quinta-feira, 5, fardamento e material escolar aos alunos da rede municipal de ensino, integrando o rol de ações inseridas no Programa de Tecnologia de Gestão nas Escolas (Protege), voltado para a melhoria da qualidade do ensino visando aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
No total, estão sendo distribuídos 25 mil kits aos alunos, contendo uniforme com calça, camisa, tênis, uniforme de educação física, caderno adequado com a idade escolar, lápis, caneta, borracha e régua. Além de todos esses itens, os alunos do pré-escolar receberão lápis de cera, giz de cor, tinta guache e massa de modelar.
De acordo com o prefeito, desde o começo do ano foram feitas várias modificações na Educação, para o aperfeiçoamento do Ensino em Aracaju. "O grande objetivo é que tenhamos uma escola pública municipal com a mesma qualidade das privadas. Não temos medido esforços para fazer com que o IDEB de Aracaju seja o melhor em relação às capitais do Norte e Nordeste brasileiro".
Biometria
![]() |
Alunos acompanham solenidade |
Na oportunidade, o prefeito anunciou outras medidas que deverão ser implementadas até o final deste e início do próximo ano. Entre as ações, o prefeito revelou que a Secretaria Municipal de Educação instituirá o controle eletrônico de entrada e saída de pessoal nas escolas, a partir da identificação biométrica.
A medida está em fase de estudo para realização do processo de licitação, segundo o prefeito. "A segurança nas escolas também é prioritária em nosso governo. Por isso, estamos em processo avançado para a compra de equipamentos eletrônicos, como o de identificação biométrica, para assegurar que apenas os funcionários das escolas, alunos e seus familiares adentrem nos prédios”, conceituou o prefeito.
O prefeito também revelou que pretende instituir a aprendizagem através de jogos eletrônicos, cujo processo deverá estar concluído até o final deste ano. “Mas, a nossa grande meta é alfabetizar os alunos com até seis anos. Os nossos estudantes chegavam ao nono ano como analfabetos funcionais, ou seja, lia e não compreendia o que estava no texto, tão pouco efetuava as quatro operações", explicou João Alves.
![]() |
Márcia Valéria: nova concepção de gestão |
A secretária da Educação, Márcia Valéria, disse que a entrega dos kits escolares marca os grandes programas que estão sendo realizados na Educação em Aracaju. "No Protege existem ações em relação à proteção da estrutura física não apenas da escola, como também do aluno, com fardamentos adequados e material escolar necessário para que ele não tenha nenhum tipo de dificuldade na aprendizagem. Dentro do âmbito desse programa, além da parte estrutural, há também o conteúdo que vai desde a nova concepção do Gestão Escolar, no que diz respeito aos Conselhos Escolares", destacou a secretária.
Com informações da Secom/PMA