![]() |
Treinamento feito por educadoras ambientais (Foto: Divulgação) |
Educadoras ambientais do programa Cidadão Consciente, Cidade Limpa estiveram mais uma vez na sede da Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), no Centro de Triagem "José Walter Bautista Vidal", no bairro 17 de Março, no último dia 13, para uma dinâmica de treinamento. Coordenada pelas assessoras técnicas da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a ação busca o fortalecimento da cooperativa através da capacitação de todos os integrantes.
Criada recentemente a Coores gera emprego e renda para famílias de ex-catadores de material reciclável do antigo lixão do Santa Maria.
Com a integração da Cooperativa no Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju, o material vendido para a indústria de reciclagem vem do itinerário semanal de recolhimento e é separado numa estrutura preparada para este tipo de serviço.
A educadora ambiental Daniela Soares lembra que o trabalho desenvolvido no conjunto Augusto Franco, onde os cooperados atuam, é um pouco diferente do restante da cidade. "Os cooperados vão de casa em casa e recebem o material das mãos do morador. É importante falar sobre como abordar esse cidadão. Também viemos falar novamente sobre a diferença desse contexto para a vida deles. Hoje eles não são mais catadores de material reciclável, são cooperados e trabalham em grupo", enfatizou Daniela.
"Estamos acompanhando o trabalho da Coores no Augusto Franco desde o início. Todos já haviam recebido treinamento antes de iniciar o trabalho, e agora, depois de pouco mais de um mês de atuação, achamos importante voltar a tratar sobre alguns aspectos da ação. É imprescindível observar de perto para poder auxiliá-los nas dificuldades e orientá-los nesse começo. A organização do trabalho e a preocupação com todas as etapas e setores da cooperativa vão garantir que o serviço que eles realizam alcance o resultado esperado por cada um individualmente e para o grupo como um todo", explicou a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti.
O presidente da Coores, Márcio Gonçalves de Sá, considerou a iniciativa formidável, e recomendou que a ação continue constante para que todos os integrantes realmente se vejam como cooperados. "Abrindo mais bairros, chegando mais doações, outros cooperados vão chegar, e todos precisarão desse treinamento. Eles estão acostumados com o lixão, a trabalhar sozinhos, sem prestar contas, sem ouvir de alguém o que deve ser feito. Então para eles se habituarem a uma cooperativa é difícil", justificou Márcio.
Coleta Seletiva
O Conjunto Augusto Franco foi inserido no final do mês de agosto no Programa de Coleta Seletiva, que já atende 22 localidades da capital.
Todo o material recolhido no conjunto é destinado à Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), que realiza a separação e prensa no Centro de Triagem no bairro 17 de Março. O recolhimento do material reciclável acontece às segundas e quartas-feiras.
Fonte: Ascom Emsurb