![]() |
Campus IFS São Cristovão foi palco de manifestação (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os trabalhadores terceirizados realizaram uma manifestação no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) de São Cristovão no início da manhã desta sexta-feira, 18. “Foi uma paralisação de advertência”, revela o diretor do Sindicato dos Empregados de Condomínio, Limpeza Urbana e em Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Sindecese), Reivanderson Fernandes.
De acordo com informações do sindicalista, a empresa Contrate Gestão Empresarial Ltda está atrasando salários e também o auxílio alimentação e os vales transporte. Os salários de agosto só foram pagos, segundo o dirigente sindical, no final do mês de setembro e os salários do mês de setembro ainda não foram liberados.
A diretoria do Sindecesse já protocolou reclamação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando a intervenção do órgão para que a situação seja regularizada. Na próxima terça-feira, 22, os trabalhadores realizarão assembleia geral no auditório do IFS de São Cristovão para deliberar os encaminhamentos, com a possibilidade de se votar indicativo de greve.
Sem culpados
A gerência da Contrate admite o atraso, mas promete regularizar o pagamento até a próxima terça, 22. O gerente operacional da empresa, Luiz Cláudio Santos não vê culpados e diz que o atraso é decorrente das dificuldades financeiras que a empresa vem enfrentando devido ao reequilíbrio financeiro do contrato. “Ninguém é culpado. A responsabilidade é da própria legislação”, considerou o diretor operacional da empresa.
Ele informou que a empresa cumpre rigorosamente o contrato desde o ano de 2006 e as dificuldades começaram a surgir há dois meses. “Acho que não será necessário a interferência do Ministério Público porque a situação será normalizada”, considerou. “A tendência é que não haja mais atrasos”, garantiu.
Por Cássia Santana