|
Agentes querem pagamento dos salários (Foto: Portal Infonet) |
Agentes de matricula do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) estiveram protestando nesta segunda-feira, dia 9, em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) situado no bairro Grageru. Eles alegam falta de pagamento.
Segundo os agentes, eles foram contratados temporariamente por meio da Semed para trabalhar por três meses no Projovem. De acordo com o contrato os agentes receberiam a quantia de R$ 800 reais por mês. O programa é constituído por ciclos de três meses cada, sendo que eles garantem que o contrato foi encerrado e o pagamento não foi efetivado.
De acordo com Cristina Moreira, atualmente os contratados estão parados e sem salários. “Fomos contratado para trabalhar três meses, sendo que tem dois meses que a gente parou de trabalhar e até hoje estamos sem receber nada. Tem dois meses que a gente parou de trabalhar porque o contrato foi cancelado, mas o nosso dinheiro não foi pago. Não tinhamos segurança para trabalhar, porque pensavam que a gente era segurança disfarçado. O vale transporte e a refeição nós tivemos que tirar do nosso bolso”, reclama.
“Só recebemos promessa”. Indignada, foi desta forma que se sentia a agente contratada Marcela Santos. “Queremos que pague nosso dinheiro. A gente não tinha segurança para trabalhar, o vale transporte e a refeição tivemos que tirar do nosso bolso. Mandaram chamar a guarda pra gente, mas não temos medo porque estamos no nosso direito”, desabafa.
Semed.
Segundo Izabel Cristina Santos Silva, coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o contrato feito com os agentes foi através do Ministério da Educação pelo FNDE. A coordenadora reconhece que os salários ainda não foram pagos, mas garante que todos receberão os devidos salários conforme dia trabalhado.
“Realmente ninguém recebeu. São 30 agentes que foram contratados para trabalhar pelo Projovem e receber o valor de R$ 800 reais. O pedido já foi feito ao setor financeiro que encaminhou a Procuradoria Geral do Município e estamos aguardando a liberação do pagamento que vai ser pago porque é um direito deles. Assim que for liberado, em 48 horas eles estarão recebendo os salários”, afirma Izabel.
Por Aisla Vasconcelos