![]() |
Alunos de colégio estadual reivindicam falta de segurança e más condições de infraestrutura na unidade (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes do Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, localizado no conjunto Eduardo Gomes, realizaram um ato público na manhã desta quarta-feira, 11. Reunidos num dos trechos da avenida Airton Senna, eles interromperam o trânsito para exigir a realização de obras de infraestrutura na unidade escolar.
Entre as reivindicações feitas pela comunidade escolar, estão a reforma e a cobertura da quadra. “No último mês de abril, uma ventania arrancou parte do telhado de uma das salas de aula. Em maio, a cobertura da quadra poliesportiva caiu e quando enviado um profissional para retirar a estrutura metálica que sobrou, o mesmo se acidentou, chegando a sofrer fratura exposta numa das pernas”, explicou a professora de História, Valéria Oliveira.
Enquanto o acesso direto para a quadra permanece fechado, conforme recomendação da diretoria da unidade escolar, os alunos praticam atividade esportiva mesmo sem os muros e sem a estrutura de cobertura. Relatos também apontam para a ocupação por meliantes de um terreno situado ao lado da escola.
|
Mariana Costa estuda na escola há três anos e aguarda melhorias |
“Estudo aqui há três anos e nunca presenciei uma ampla obra de reforma. A providência tomada foi o reparo feito após o comprometimento da quadra. Com relação ao teto da sala de aula, nada foi feito. Por isso, queremos melhorias”, exclamou a estudante do 9º ano, Mariana Costa.
A professora e mãe de um dos alunos, Gessimone Souto, apoiou a reivindicação. “Do que adianta ter um excelente quadro docente se a estrutura física da escola não corresponde os anseios da população e até chega a ameaçar a segurança dos alunos?”, indagou ela.
|
Vice-presidente da Uses se alia aos estudantes em busca de boas condições de infraestrutura no colégio |
Os estudantes contaram com o apoio da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), através do vice-presidente Jean Victor. “Em reunião realizada com representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED), foi acertado que o órgão providenciaria a retirada da estrutura metálica da quadra e a reforma do espaço esportivo. Depois do acidente ocorrido durante o serviço, nada mais foi feito. Tratamos também do desuso de dois banheiros, dos três disponíveis no colégio”, declarou Jean.
Diretoria
De acordo com Antônio Francisco dos Santos, diretor do Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, o teto desabado num das salas foi forrado com utilização de recursos originados do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE). Quanto a quadra, ele afirma que solicita reparos junto à SEED desde 2007, quando assumiu a diretoria. “Solicitamos a construção do muro que protege a quadra, bem como a reforma, esta pedida há dois anos. Estamos aguardando a reforma completa em 2014, já que é necessário que haja um processo licitatório para que a mesma seja realizada”, explicou.
SEED
|
Alunos praticam atividade física em quadra descoberta |
Segundo parecer enviado pela assessoria de comunicação da SEED, o órgão já está providenciando o envio de uma equipe do contrato de pequena monta para executar reparos emergenciais no Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha. “Também já está definida a execução da reforma da quadra da escola a partir de 2014, bem como a construção do muro. Sobre a ocupação de um terreno ao lado da escola, este não pretende à unidade de ensino”, informa a nota encaminhada ao Portal Infonet.