|
Manifestação dos estudantes do IFS (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), localizado no bairro Getúlio Vargas, realizaram um ato na frente da instituição na tarde desta terça-feira, 25, para reivindicar mais segurança na região da unidade de ensino. Segundo informações dos alunos, todos os dias, vários estudantes e populares são assaltados ou sofrem algum tipo de violência.
O estudante de Gestão de Turismo, Bruno Marques, conta que diariamente, cerca de quatro pessoas são assaltadas na região. “O índice de assalto no bairro está muito alto. As pessoas não estão se sentindo seguras na região. Certa vez, vinte pessoas foram assaltadas ao mesmo tempo em um ponto de ônibus”, relata.
Bruno, que também é militante da União da Juventude Comunista (UJC), informa que as reclamações já foram enviadas à direção do IFS e à Secretaria de Segurança Pública. “Este já é o segundo ato que realizamos. A direção do IFS demorou para se manifestar favorável as nossas pautas. Contudo, o perigo ainda persiste no bairro”.
|
Bruno Marques, militante da UJC |
Ele ainda acrescenta que os estudantes tiveram o apoio dos estudantes da União da Juventude Comunista, do Coletivo Estudantil Um Passo à Frente, do Coletivo Para Todos e do Movimento Não Pago.
Polícia Militar
O tenente coronel Paulo Paiva, relações públicas da Polícia Militar, afirmou que as reclamações dos estudantes não condizem com a realidade dos dados da Secretaria de Segurança Pública. Segundo ele, muitas pessoas deixam de realizar o Boletim de Ocorrência após os assaltos. “Se a informação do assalto, ou de qualquer outro tipo de ocorrência, não chegar à polícia, não tem como sabermos e nem prepararmos uma operação”, disse.
“Ficamos cientes da manifestação e enviamos um oficial de operação para que ele dialogue com os manifestantes e para que possamos identificar ações que minimizem os assaltos e outras ações descritos pelos estudantes”, finaliza o Coronel.
Luta
Esta não é a primeira vez que os estudantes do IFS protestam por mais segurança. No último dia 5 de fevereiro, Os estudantes promoveram uma passeata entre as avenidas Desembargador Maynard e Gentil Tavares como forma de chamar atenção para os problemas de segurança da localidade.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio