|
Cerca de 28 tradutores foram empossados (Fotos: Portal Infonet) |
Cerca de 29 tradutores e intérpretes em diversos idiomas foram empossados nesta segunda-feira, 14, pelo governador Jackson Barreto durante solenidade realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Os tradutores foram empossados mediante aprovação em concurso público realizado em outubro de 2013. Documentos oficiais como registros de empresas, documentos de transporte internacional, contratos, sentenças e outros documentos de processos judiciais, a exemplo de petições e certidões de nascimento, são alguns dos documentos que poderão ser traduzido pelos agentes públicos.
Para o governador Jackson Barreto o Estado de Sergipe necessitava do trabalho desses intérpretes agora empossados. “Estamos com esses tradutores porque o mundo dos negócios e de empreendedores exige que o estado tenha tradutores juramentados para os negócios, contratos e parcerias. O estado precisa desses tradutores porque oficializa essa documentação a nível internacional. ”, diz.
|
Luiz Fernando Lourenço foi empossado como tradutor em espanhol |
A profissão de tradutor público já é uma profissão regulamentada, sendo que apenas os tradutores públicos devidamente habilitados podem oferecer traduções juramentadas.
Um dos aprovados, é o jornalista Luiz Fernando Lourenço que foi empossado como tradutor público em espanhol. Luiz Fernando Lourenço falou sobre a importância d serviço dos tradutores.
“Os tradutores públicos são agentes auxiliares do comércio, então a função é contribuir para o desenvolvimento do estado. Quando a gente quebra as barreiras linguísticas, as pessoas veem para cá e os investimentos fluem com muito mais naturalidade. Quando essas empresas chegarem, elas terão esse apoio técnico da gente para poder facilitar o que for possível”, afirma.
Concurso
Realizado pela primeira vez no estado, o certame selecionou 29 tradutores em cinco idiomas: árabe, espanhol, francês, italiano e inglês. O Concurso foi realizado pelo Governo do Estado de Sergipe, através de parceria firmada entre a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) e Seplag, entre setembro e outubro de 2013 e ofertou 30 vagas.
Por Aisla Vasconcelos