![]() |
Prefeitura de Feira Nova (Foto: Divulgação) |
Os professores das escolas municipais de Feira Nova paralisam as atividades nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, em protesto à falta de posicionamento da Prefeitura da cidade em relação ao pagamento do piso e melhores condições de trabalho.
De acordo com o professor Gildevan Ferreira, a prefeitura não vem pagando o reajuste do piso dos professores, que equivale a 8%. Ainda de acordo com ele, há várias escolas em condições precárias na cidade. “Existem escolas que estão com problemas no fornecimento de material didático. A paralisação começou hoje para mostrar a população o que estamos enfrentando”, diz.
“Estamos sem receber o passivo de dezembro de 2012. Também tem o retroativo de janeiro a outubro de 2013. Tentamos uma solução, mas não tivemos êxito. O prefeito argumenta que o recurso do município não é suficiente e que a gestão não tem apenas a folha da educação para pagar”, afirma.
Gildevan Ferreira destaca que nesta quinta-feira, 24, uma mobilização será realizada em frente à prefeitura na tentativa de pressionar um acordo. “Essa paralisação foi marcada em uma assembleia no dia 10 de abril. Caso não haja consenso, vamos continuar com a mobilização no município”, acrescenta.
Prefeitura
O Secretário de Educação de Feira Nova, José Valdenir, explicou que o prefeito não tem intenção de receber os professores nesta quinta-feira, 24. “Tinha uma proposta quase pronta para ser firmada, porém, com a paralisação ocorrida hoje, o prefeito, Jonatas Oliveira, informou que não terá reunião”, coloca.
O secretário informou ainda que desconhece as reais reinvindicações da categoria e destacou que as escolas da zona rural não pararam as atividades.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio