|
Aviso foi fixado em fente ao imóvel (Fotos: Portal Infonet) |
Os alunos do anexo II, da Escola Municipal Gina Franco em São Cristóvão não tiveram aula na manhã desta segunda feira, 19. O motivo seria a falta de pagamento do prédio, onde a escola funciona provisoriamente. Após seis meses sem receber o pagamento do aluguel, o proprietário trancou as portas do imóvel, deixando cerca de 70 alunos fora da sala de aula.
No imóvel, um anexo da Igreja Matriz, está fixado um aviso informando sobre o fechamento: “O prédio encontra-se fechado por falta de pagamento do aluguel”, diz o comunicado da Administração Paroquial. De acordo com informações dos funcionários da escola, que trabalham em outro anexo, o local foi alugado pela Prefeitura de São Cristóvão, mas há seis meses não foi feito o pagamento. Na Igreja, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
A denúncia foi feita por pais de alunos, que estão revoltados com a situação. Os estudantes, que ficaram espalhados pela praça principal da cidade, disseram que foram informados pela professora sobre o fechamento do imóvel. “Nós chegamos para ter aula, mas demos de cara com a informação de que o prédio estava fechado por falta de pagamento. A professora veio até a praça para informar. A gente se sente envergonhada com essa situação”, disse uma aluna do 5º ano.
|
Alunos ficaram sem aula na manhã desta segunda-feira |
Um servidor da escola Gina Franco, que também preferiu não se identificar, confirmou que o imóvel fechou por falta de pagamento e garante que a situação do outro anexo, embora tenha sido liberado pela Defesa Civil, apresenta problemas em sua estrutura. “A gente tomou conhecimento da falta de pagamento do imóvel. A Prefeitura alugou o local há seis meses, e neste período cerca de 70 crianças recebem aula no anexo”, explica.
O anexo, que atende crianças do 1º ao 8º ano, foi sublocado porque a escola está sendo reformada, mas segundo moradores da localidade, as obras estão demorando. “Um absurdo isso. Como pode a Prefeitura não efetuar o pagamento de um local onde as crianças recebem educação. O que essas crianças farão sem aula? Com certeza vão para a rua e sabe lá fazendo o quê”, critica um dos moradores.
Outro lado
A assessoria de comunicação da prefeitura encaminhou nota ao Portal Infonet. "A prefeitura Municipal de São Cristóvão vem de público esclarecer que em contato com o Frei Rosenildo Alexandre da Igreja Nossa Senhora da Vitória ficou acertado que , enquanto a escola Gina Franco estivesse em processo de reforma, os alunos da escola estariam utilizando o espaço da igreja, alugado pela Prefeitura, como forma de não prejudicar o andamento do ano letivo dos mesmos. Ocorre que o CNPJ da Igreja não possui Certidão Negativa o que impossibilita a prefeitura de fazer o pagamento do aluguel. Ciente dessa situação, a prefeita Rivanda Batalha, a semana passada, se reuniu com o Padre, com o secretário de Finanças e equipe técnica para resolver essa situação. Rivanda Batalha explicou a situação ao Padre e sugeriu que para efeito de pagamento do aluguel fosse disponibilizado o CNPJ da Cúria Diocesana onde a mesma poderia repassar o montante do aluguel para o Padre. A prefeita saiu da reunião confiante que a proposta seria acatada e ficou surpresa com a atitude do Padre que hoje, 19, mudou os cadeados da igreja impossibilitando os alunos de terem acesso ao espaço físico da Igreja a fim de que tivessem aula. A Prefeitura lamenta o transtorno que esse incidente provocou para os alunos e já está providenciando uma solução no menor espaço de tempo".
Por Eliene Andrade