![]() |
Próxima assembleia dos professores acontece no dia 02 de junho (Foto: Arquivo Infonet) |
Os professores da rede estadual de ensino podem entrar em greve por tempo indeterminado na próxima semana. A categoria não concorda com o posicionamento contrário do Governo do Estado referente ao reajuste de 22,22% e planos de cargos e carreira. Nos dias de 2, 3 e 4 de junho a categoria paralisa as atividades para discutir os rumos do movimento.
De acordo com Roberto Silva, diretor do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese), a paralisação foi motivada pelo descumprimento do Governador Jackson Barreto, que inicialmente teria se mostrado solicito e pediu a criação de uma comissão para discutir o pagamento do reajuste.
Ainda segundo Roberto, a Procuradoria do Estado teria informado que o governo não tem obrigação de atender a pauta de reivindicação da categoria. Tal afirmação revoltou os professores que decidiram pela paralisação e não descartam a possibilidade de greve por tempo indeterminado.
“O Governo do Estado entre todas as reuniões deixou claro que pagaria o pagamento. Jackson Barreto propôs a criação de uma comissão e ela foi criada com vários membros do sindicato do Governo e na segunda reunião a comissão solicitou o pagamento de 22.22%, referente a 2012. Mas o governo declarou que não tinha como pagar tudo, então apresentamos uma proposta plausível de pagamento de retomar a carreira do magistério com os percentuais que existiam até 2011”, conta Silva.
Mas, segundo o sindicalista, com a informação de que o estado não tem obrigação de pagar pelo reajuste a categoria decidiu pela paralisação e não descarta a possibilidade de greve por tempo indeterminado. “Mas na ultima reunião, a procuradoria do estado veio com discurso de que o governo não tem obrigação de pagar esse reajuste. Então nós não aceitamos e diante dessa situação decidimos paralisar. Se o governo não aceitar essa proposta nós vamos entrar em greve por tempo indeterminado”, garante Roberto Silva.
Assembleia
Na próxima segunda-feira, 02, a categoria se reunirá em mais uma assembleia para deliberar sobre a greve. O encontro acontecerá no Cotinguiba Esporte Clube de Aracaju, às 9h.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Procuradoria-Geral do Estado que informou que integra a mesa de negociação e aguarda um posicionamento do governador do Estado.
* A matéria foi alterada às 11h36 para correção da data
Por Eliene Andrade