Como ajudar os filhos na escolha da profissão

Psicólogo Luiz Ricardo Vieira revela dicas para pais e filhos (Foto: Portal Infonet)

A escolha profissional dos filhos é motivo de preocupação para a maioria dos pais. Mas como auxiliá-los sem interferir diretamente em suas decisões? A maneira correta de agir com os vestibulandos foi um dos temas abordados pelo psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga durante o lançamento do livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”, em Aracaju.

Pressionar os filhos para que sigam determinada carreira não é um bom caminho, segundo o psicólogo. “A pressão familiar é influenciadora nesse processo de escolha. A busca do adolescente por carreiras nobres é, muitas vezes, influenciada por um pai que tem carreira na medicina ou no direito, o que acaba influenciando o jovem a seguir este tipo de carreira. Os pais não devem agir com pressão, pois isso gera um estresse muito grande”, explica.

O psicólogo destaca que os pais devem agir dando suporte aos filhos neste momento de decisão. “Os pais devem entender o gosto do adolescente e ver qual o perfil de carreira que ele quer buscar. O ideal é deixar o adolescente livre para escolher, dando conhecimento para que ele afunile mais ainda a sua decisão”, aconselha.

Indecisão

Luiz Ricardo revela que essa indecisão quanto à escolha profissional é normal para qualquer jovem. Neste momento, conhecimento sobre as carreiras e um diálogo saudável entre pais e filhos são fatores fundamentais.

“Quanto mais conhecimento se tem, mais o jovem afunila o processo de tomada de decisão. Ele deve conversar com os pais de forma tranquila e falar do quanto deseja determinada carreira. O jovem deve escolher a profissão não apenas como fim, mas como uma situação que pode ser editada em vários momentos da vida. O adolescente tem que se esmeirar numa perspectiva e vê essa escolha como um começo a ser editado por ele”, conta.

Orientação profissional

Para aqueles cujo grau de indecisão é um problema maior, a recomendação é a ajuda profissional. Pais devem ficar atentos à questão e se for o caso, encaminhar os filhos para testes de orientação vocacional com psicólogos.

"A indecisão é natural, mas quando o nível é maior, o adolescente deve buscar ajuda de um psicólogo. Este profissional faz um remanejamento para que o jovem tenha sua escolha constituída e tomada por suas aptidões. Tudo isso através de testes e inventários”, revela.

Confira abaixo as matérias da série especial Infonet no Enem.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais