(Foto:Janaína Santos/Divulgação Seed) |
Alunos do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, localizado no município de Umbaúba, participaram na tarde da última quinta-feira, 19, da Primeira Mostra Científica. O evento objetiva, segundo o diretor Jadson Teles, conscientizar os alunos e a comunidade da importância de preservar o meio ambiente.
"O eixo temático das exposições é a natureza. Queremos que os nossos alunos, através de suas experiências, repassem os cuidados que devemos ter com o meio ambiente", disse. Entre as exposições, destacam-se a Reciclagem do Papel, de Latinhas e Pets; Aterros Sanitários, Lixões e Compostagem e o Reaproveitamento do Óleo de Cozinha.
A Mostra reuniu um grande número de alunos, professores e pessoas da comunidade. Quem esteve no local acompanhou de perto os trabalhos dos alunos do ensino médio: Refração da Luz; Dessalinização; Tratamento de Água, Fabricação de Filtros Caseiros; Energia Produzida pela Água; Chuva Ácida e Poluição da Água.
Pilhas
O trabalho que retratou a produção de pilhas e o descarte correto, feito pelos alunos do 1º ano do ensino médio, chamou a atenção. "A primeira pilha criada foi inventada por Alessandro Volta, no ano de 1.800, e era formada por discos de zinco e cobre separados por um algodão embebido em salmoura", explica o aluno Jeferson Nunes.
A aluna Victória Sobral Fontes demonstrou como se produz a pilha com batatas. "A batata é condutora de corrente elétrica; é um condutor eletrolítico. Ela tem água, e quando entra em contato com o cobre produz energia", disse.
Wellison Souza explicou o processo da refração da luz. "É o fenômeno em que ela é transmitida de um meio para outro diferente. Nesta mudança de meios a frequência da onda luminosa não é alterada, embora sua velocidade e o seu comprimento de onda sejam alterados", disse.
Fotossíntese
A aluna Natacha dos Santos, ao explicar a fotossíntese, disse que ela é um processo biológico realizado pelas plantas e outros organismos, como as algas, por exemplo, em que ocorre a transformação de energia luminosa em energia química. "As plantas remetem gás carbônico no ar e energia no solo, liberando oxigênio para o planeta", disse.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B