Supletivo: coordenação avalia alta evasão nas provas

Candidatos têm segunda chance no supletivo (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os jovens, adultos e até mesmo idosos que ainda não conseguiram concluir o ensino médio [ou mesmo o fundamental] e não alcançaram aprovação nos exames realizados na primeira fase tiveram nova chance neste domingo, 13. Cerca de 4,3 mil candidatos deveriam ter retornado neste domingo, 13, às salas de aulas para novas provas relacionadas aos exames supletivos aplicados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), mas a taxa de evasão permanece alta, segundo avaliação da coordenadora de aplicação dos exames supletivos, Nauã Vieira.

Nesta segunda fase, o índice de evasão ainda não foi devidamente apurado. Mas pode-se observar nos locais das provas que em salas onde deveriam estar cerca de 35 candidatos, estavam apenas algo em torno de 18 a 20, conforme analisa a coordenadora. “Estamos ainda colhendo os resultados, mas dá para observar que a evasão ainda é grande”, comenta. Os motivos são variados, mas a coordenadora garante que não foi por falta de publicidade. “Tudo foi divulgado pelo site da secretaria, mas acredito que muitas pessoas estão de férias e aproveitaram o momento para viajar, ir encontrar a família… Acredito que seja por isso”, comentou, tentando explicar a evasão.

Matheus: vontade de chegar à faculdade

Entre os candidatos que optaram por comparecer ao local das provas, prevaleceu o clima de expectativa e otimismo. “Realmente não foi suficiente [o estudo]”, reconhece Jorge Matheus dos Santos, 20, que tentou concluir o segundo grau na primeira fase, mas não conseguiu aprovação completa. “Agora vou tentar de novo porque quero ir pra faculdade”, disse. Ele é técnico de informática, mas não concluiu o ensino médio e tem pretensão de seguir carreira, com nível superior, de programador. “Eu morava na Bahia, reprovei e aí deixei de estudar por isso não conclui o ensino médio”, justifica.

Nos locais de votação, alguns ambulantes aproveitaram a oportunidade para aumentar a renda. “Reforça o orçamento”, diz o vendedor Kleber Garcia, que instalou um ponto na porta de um dos colégios na perspectiva de comercializar cerca de 60 garrafinhas de água mineral, 20 cocos, cerca de 24 latinhas de refrigerante e um bom estoque de salgadinhos. “Tem concurso que é mais para água, e em outros se vende mais lanche, varia muito”, comenta.

Kleber: reforço ao orçamento

Nauã: evasão continua elevada

O calendário para o próximo ano ainda não está definido. Mas é certa que novas oportunidades surgirão. Depois do carnaval de 2016, os coordenadores da SEED iniciarão as atividades para definir o calendário.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais