Colégio inova e promove ‘Viagem ao Túnel do Tempo”

(Foto: Ascom Seed/ Maria Odilia)

A sala de aula do 3º ano A foi transformada num cinema, com projeção de filmes dos anos 1960. Na turma do 3º ano B, o clima de discoteca tomou conta das apresentações sobre música, literatura e artes. Assim o Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz realizou, nesta quinta-feira, 17, a abertura do Festival Viagem ao Túnel do Tempo, em Aracaju (SE).

As turmas dos 3º anos ficaram de pesquisar e apresentar as culturas inglesa e espanhola dos anos 1960. As turmas dos 2º anos mostraram os resultados dos estudos dos anos 1970, e os 1º anos, maioria dos alunos, ficaram de expor os anos 1980. Vestido a caráter, o aluno Rodrigo Souza, do 3º ano, disse ser de fundamental importância esses festivais, porque promove a troca de experiências com outras turmas sobre os países de cultura inglesa.

"Verificamos que a literatura, a música e as artes de países de língua inglesa e espanhola têm a ver com traços da nossa cultura", afirmou. As brincadeiras dos anos 1980, a exemplo do cubo mágico, do videogame com o jogo de pokman, os concursos de misses, a literatura de Charles Bukowski, estiveram expostas no 1º ano D.

Nas turmas dos 2º anos, a cultura hippie e a discoteca também pautaram as atividades. "Descobri que foi nos anos 1970 que iniciou o grafite no Brasil e aprendi muito sobre Picasso", afirmou a aluna Evelin Alves.

Pesquisa e apresentação

O Festival ‘Viagem ao Túnel do Tempo´ do Djenal Tavares Queiroz acontece até sexta-feira, 18, e reune mais de 482 alunos do ensino médio, nos turnos da manhã e tarde.

As idealizadoras do festival, Sueli Sobral, professora de Inglês, e Nicélia Nunes Azevedo, professora de Espanhol, explicaram que a proposta do festival é realizar pesquisas dos anos 60, 70 e 80 nos países de línguas inglesa e espanhola e verificar o que acontece com a cultura da atualidade e sua influência no Brasil. A previsão é de que outros eventos também movimentem os alunos da unidade escolar, como o Festival de Dança, previsto para acontecer em janeiro, e o Festival Ponto Coreográfico, com danças e artes cênicas.

"Esses festivais estão dentro de um projeto de cultura de paz que os professores de Arte realizam e serão a culminância das atividades realizadas durante todo o ano", afirmou Conceição Borges, coordenadora de ensino da Escola.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais