Cartazes cobrando melhorias (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes do Colégio Estadual Francisco Rosa, localizado no conjunto Bugio, fizeram um ato no início da tarde desta segunda-feira, 11 na porta da escola. Eles reclamaram estar faltando itens da merenda escolar e até mesmo merendeira, além da estrutura física danificada.
“A manifestação é por conta da falta de merenda, pois a Secretaria de Educação só tem mandado pra escola frango e quando dá é só frango com arroz. Já tem mais de uma semana que não é dado o lanche aqui no período da tarde e no período da manhã, estão revezando, dia sim, dia não. O Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante que o alimento não falte na escola para que os alunos tenham uma aprendizagem melhor”, destaca o vice-presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), Deivid Alves.
Ato na porta da escola |
Ele acrescentou que além da falta de merenda no Colégio Francisco Rosa, os 1.200 estudantes do Ensino Fundamental Maior até o 3º Ano do Ensino Médio. “A gente também está pautando a reforma da escola, que está muito precária, com infiltração, ventiladores não funcionam, as lâmpadas estão queimadas e a falta de iluminação fica perigoso para o pessoal que estuda à noite”, lamenta.
A reportagem do Portal Infonet tentou ser recebida pela equipe diretiva da escola, mesmo pelo portão fechado com cadeados para que os alunos que participaram do ato não pudessem retornar ao estabelecimento. E somente após muita insistência, foi que a diretora Shirley da Anunciação Cruz, abriu o portão e na sala informou que a merendeira tem mais de 60 anos e está doente e que foi orientada pelo Departamento de Educação (DEA) é que a imprensa procure a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Deivid Alves: Quando tem merenda é só frango e arroz
|
De acordo com a assessoria de Comunicação do Departamento de Merenda Escolar, não está faltando merenda, mas produtos por conta de algumas empresas fornecedoras terem desistido ou falido e com isso, estar sendo realizado novo processo licitatório. “Estão faltando alguns itens, mas a situação já está sendo regularizada, a reposição está sendo feita e como foi percebido no final do ano passado que poderia faltar merenda nas escolas em virtude de algumas empresas terem falido, a direção do DAE entrou com um pedido emergencial junto ao Governo, até que seja concluído o processo licitatório. Já houve o pregão e agora em 2016 a merenda será devidamente regularizada”, explica.
Quanto aos problemas estruturais, a assessoria de Comunicação da Seed informou que cerca de “28 escolas da rede estadual vão passar por reformas nos próximos dias”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B