Avó de criança especial enfrenta dilema para matrícula

Maria de Fátima recorre ao Conselho Tutelar para garantir ano letivo do neto autista (Fotos: Portal Infonet)

“Meu neto tem apenas 9 anos, é autista e órfão de pai e mãe. Mora comigo há três meses. Ele é muito inteligente e na escola onde ele estudava todos estão sentindo falta dele. Só não o mantive lá porque é longe da minha casa”, desabafou Maria de Fátima Oliveira, após ter tentado uma vaga para matrícula do menino Nailson de Oliveira.

Segundo Maria, o dilema para garantir o cumprimento do ano letivo do garoto começou na última segunda-feira, 11, quando ela e a filha se dirigiram à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares de Santana, localizada no bairro Santos Dumont.

“Quando chegamos na unidade a gestão da escola alegou que ele era indisciplinado por já tê-lo conhecido em outra escola. Na última terça, 12, a diretora da Emef não se encontrava, daí voltamos no turno da tarde, quando recebemos a informação de que haviam no local duas cuidadoras para educar os alunos com necessidades especiais, mas que já havia matriculado dois desses alunos e não sabia ainda se haveria vaga disponível para Nailson”, relatou a avó, juntamente com a tia do menino Claudeci Matos.

Direção da escola é acusada de recusar aluno autista

Mais recusas

Claudeci ainda destaca que fez nova tentativa em busca de uma vaga na Emef Letícia Soares de Santana, mas recebeu a negativa por parte da direção da unidade. “Antes de minha filha se retirar da escola deixou claro para a direção que iria em busca de direitos. A direção pediu que não recorresse, alegando atrair prejuízos para a gestão escolar”, acrescentou Maria de Fátima.

Para o conselheiro tutelar do 5º Distrito, Sandro Correia, que recebeu Maria de Fátima na manhã desta quinta-feira, 14, a prerrogativa da instituição é garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Por isso estamos apoiando a família do Nailson, a fim de que o direito à educação, que é universal, seja garantido. Estaremos, inclusive, acompanhando a avó até a escola, no sentido de constatar a efetivação dessa matrícula”, garantiu.

Conselheiro Tutelar do 5º Distrito garante ir em busca da efetivação da matrícula

Maria de Fátima ressalta que Nailson ainda possui três irmãos sob a sua guarda, sendo que um deles também apresenta necessidades educativas especiais. Uma das irmãs já foi matriculada este ano na Emef. Letícia Soares de Santana e os demais também já têm garantido suas vagas em escolas públicas da capital. A equipe do Portal Infonet entrou com contato com a equipe gestora da Emef, mas não obteve êxito. Se mantém, portanto, aberta para justificativas.

Por Nubia Santana      

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais