Creche deixa de receber crianças por falta de pagamento

Emei Francisco Guimarães Rollemberg não realizou atendimento de creche nesta terça, 19 (Fotos: Portal Infonet)

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Francisco Guimarães Rollemberg, localizada no bairro Inácio Barbosa, deixou de realizar atendimento de creche há dois dias. Segundo informações transmitidas aos pais de alunos, a desassistência se dá pelo não pagamento dos educadores cuidadores contratados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Prefeitura de Aracaju.

“É uma falta de respeito para com os cuidadores. No lugar deles eu faria a mesma coisa, mesmo porque duvido que a conta do prefeito não esteja cheia”, garantiu com descontentamento a trabalhadora autônoma Denise de Jesus Lima, que está conduzindo a filha de apenas dois anos para os locais de serviço em função da paralisação do atendimento de creche na Emei.

Já a moradora Ana Paula da Silva foi obrigada a faltar ao trabalho para cuidar do neto de três anos em sua residência. “Minha filha possui vínculo empregatício mais estável, daí optei por sacrificar o meu dia de trabalho em função disso. Quando procurei a escola a justificativa foi a mesma, o não pagamento dos profissionais cuidadores de creche, por isso a unidade não recebeu crianças nesta terça-feira, 19”, confirmou.

Semed

Denise Lima está tendo que levar a filha de dois anos para serviços autônomos

A Assessoria de Comunicação da Semed justifica a ausência dos educadores assistentes de creche com a queda do valor do repasse financeiro emitido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), maneira pela qual o Governo Federal repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE.

“Com o pagamento do salário e do 13º salário no último mês de dezembro, a Prefeitura tinha previsão de receita de valor inferior ao que foi enviado pelo FPM, que apresentou queda do valor do repasse em quase R$ 10 milhões. Isso prejudicou o pagamento da folha. A inadimplência na Educação envolve apenas os educadores de creche e os professores contratados”, assumiu a Assessoria, garantindo a regularidade da situação até esta quarta, 20, ou quinta-feira, 21.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais