Secretaria de Educação lança Brigada contra o Aedes

Evento aconteceu na SEED (Foto: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Educação de Sergipe declarou guerra ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira, 12, ao lançar a Brigada da Educação, além de oficializar uma vasta programação de capacitação de técnicos, de vistoria, mobilização e monitoramento das escolas da rede estadual.

O secretário Jorge Carvalho aproveitou a oportunidade para lançar também o selo “Escola Livre do Aedes” e para criar a Comissão Intersetorial de Enfrentamento, composta de representantes da Seed.

A meta é que a brigada visite todas as 354 escolas estaduais de Sergipe até o final de março e passe a monitorá-las, com o intuito de manter os espaços físicos livres de foco/criadouros do aedes.

As escolas que tiverem focos do mosquito receberão um selo de alerta vermelho. As unidades escolares que tiverem possíveis situações exponenciais do aedes receberão um selo amarelo, e as que não têm a presença do vetor ganharão o selo verde, contendo a frase “Escola Livre do Aedes”.

“Esperamos que ao final do processo todas as escolas estejam com o selo verde. Queremos mostrar a importância que essas ações ganharam na Educação. Que possamos contribuir com ambientes mais saudáveis”, ressaltou Carvalho.

Para ele, é importante que a SEED esteja engajada. Até porque, segundo ele, a Secretaria é o órgão estadual que tem maior capilaridade no Estado, por estar presente fisicamente nos 75 municípios sergipanos e povoados.

“O que estamos fazendo é tomar a iniciativa é mobilizar essa estrutura para colaborar. O esforço é de toda a sociedade”, afirmou.

Força conjunta

Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, solicitou aos técnicos da sua pasta a disponibilidade de 10 agentes de endemias para também realizarem visitas às escolas estaduais e o entorno delas.

Conforme Sobral, a parceria da Saúde com a Educação é a mais expressiva força tarefa na colaboração contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, por conseguir chegar aos 75 municípios sergipanos através das escolas, do engajamento dos alunos e professores.

“É de vital importância para um futuro próximo a gente ter o controle e uma população consciente para ajudar nesta situação”, destacou.

Corrente contra o Aedes

Foram capacitados pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde 40 técnicos representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e de diversos departamentos da Seed, compondo a Brigada da Educação contra o Aedes. O objetivo é que os técnicos sejam multiplicadores da informação, formando uma corrente contra o vetor.

Posteriormente, os técnicos da brigada realizarão reuniões de instrumentalização nas Diretorias Regionais de Educação com os representantes das escolas, de modo que se tenha, no mínimo, um representante por turno em cada escola estadual para realização das mobilizações e monitoramento.

A equipe multiplicará as informações e será criada a “Brigada Atitude Jovem contra o Aedes”, formada por estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais.

“Os jovens serão capacitados e formularão planos de ação propondo atividades de mobilização nas comunidades escolares em consonância com os calendários escolares”, explica Roosevelt Costa, coordenador do programa de Saúde e Prevenção na Escola do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE).

Sala de Situação e Comissão Intersetorial

A Sala Estadual de Situação para o controle do Aedes aegypti foi criada pelo Governo de Sergipe, por orientação do Governo Federal, para promover e intensificar as atividades até junho de 2016. A Seed compõe este coletivo, tendo como representante Roosevelt Costa, que orientará e acompanhará as ações da Brigada de Educadores.

Além de participar da comissão intersecretarias no combate ao mosquito, o secretário Jorge Carvalho determinou que a Seed criasse uma comissão intersetorial composta por representantes dos gabinetes do Secretário e da Secretaria Executiva, do Dase, do SEDH e do DAF.

O coordenador será o professor e enfermeiro Jorge Costa, que ficará responsável, além do monitoramento das visitas às escolas, pela criação de um material contra o Aedes, tendo como público-alvo os professores e os alunos.

Estavam presentes à solenidade de lançamento da Brigada de Educadores, além dos secretários Jorge Carvalho (Educação) e José Sobral (Saúde), Marieta Barbosa (superintende de Educação), o coordenador tenente-coronel Erivaldo Mendes (Defesa Civil), a enfermeira Sayonara Carvalho (Ministério da Saúde), a coordenadora Eliane Nascimento (Sala Estadual de Situação), além de diretores de departamentos da Educação e da Saúde.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais