Seed continua certificando escolas contra o Aedes

Jorge Costa e Marieta Barbosa (Foto: Maria Odília)

A certificação das escolas da rede estadual de ensino com o selo verde, amarelo e vermelho foi uma das formas anunciadas pela Secretaria de Estado da Educação para monitorar as unidades escolares sobre a presença ou não de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

A primeira escola a receber a certificação foi o Murilo Braga, em Itabaiana. Foi afixado no ginásio da escola o selo amarelo, após a Brigada Itinerante do Governo de Sergipe vistoriar as instalações da unidade escolar e não encontrar o mosquito, nem lavas, porém observados possíveis criadouros.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, explicou que a certificação foi criada para monitorar as escolas da rede estadual sobre a incidência de possíveis focos do Aedes.

“Eu fui vítima do mosquito. O selo tem três formatos: verde é para as escolas que não têm nenhum risco, amarelo é para as escolas onde pode haver foco, e vermelho é para as escolas que já estão contaminadas. O nosso propósito é que todas as escolas estejam com o selo verde”, explicou.

Próxima ação

Na próxima sexta-feira, 26, a Brigada da Educação e a Brigada Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde estarão no Colégio Estadual Santos Dumont, em Aracaju, realizando mais uma ação.

De acordo com Jorge Costa, coordenador da Brigada da Educação, foram escolhidas para realizar a atividade da Educação e da Saúde as escolas localizadas em bairros com maior incidência do mosquito.

Porém, de acordo com o coordenador, a previsão é de que todas as escolas da Rede Estadual recebam as atividades até o final da campanha.

Durante o Dia Z contra a Zika realizado em todo o Brasil na sexta-feira passada, 12, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve no evento realizado em Itabaiana pela Secretaria de Estado da Educação e declarou ser de grande importância a certificação instituída pela Seed.

Referência nacional

Ele levou um exemplar de cada selo e disse que entregará à presidente Dilma Rousseff a fim de que a certificação seja referência em todas as escolas do país.

Para o ministro, é importante que todo o Brasil esteja mobilizado, porque, segundo ele, o mosquito é doméstico e está presente em casas e quintais.

“Sem a população não é possível combater. É evidente que a participação das entidades é importante, mas devemos nos empenhar.

O mosquito não é mais forte que a Educação”, disse o ministro, citando o lema da Brigada de Educação.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais