Estudantes bolsistas mantêm ocupação na reitoria da UFS

Estudantes levantam outras pautas para discussão com reitor (Foto: Heryson Rios/Arquivo Portal Infonet)

A reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) permanece ocupada por dezenas de estudantes que ainda cobram o pagamento das bolsas residências [designadas para aluguel, alimentação e outras despesas]. Conforme organizadores da ocupação, o débito foi quitado com alguns bolsistas, mas existe uma parcela de estudantes que ainda não recebeu o auxílio. Nos últimos dias, estudantes do campus São Cristóvão que recebem auxílio transporte também aderiram a ocupação alegando atraso do benefício.

A situação se arrasta há seis dias e, conforme nota enviada pela assessoria do reitor na última sexta-feira, os pagamentos seriam em sua totalidade, realizados até a segunda-feira, 22. No entanto, novas inconformidades foram identificadas no processamento, segundo o reitor da UFS, Angelo Antoniolli. “Os recursos do Ministério da Educação chegaram e os depósitos foram feitos, mas alguns alunos não prestaram conta ou não estão em dia com o cadastro, e com isso há alguns problemas no processamento”, justificou.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Dr. Maria Lucia Aranha, informou ao Portal Infonet que a perspectiva da Proest é efetuar o restante dos pagamentos até a próxima sexta-feira, 26. “Uma pequena parcela ficou sem receber por conta de problemas de dados de cadastro, parte da rotina desse processo. Até a sexta-feira, esperamos que tudo esteja resolvido e também não fui informada de nenhum outro atraso de bolsas”, relatou, em referência aos estudantes que cobram o benefício transporte.

Outras pautas

A ocupação, que a princípio foi motivada pela ausência no pagamento das bolsas residências, já tomou outros encaminhamentos, conforme Heryson Rios, um dos bolsistas ocupante. Segundo ele, os estudantes já sinalizaram ao reitor exigência de outras pautas, algumas imediatas e outras a longo-prazo. “Iniciamos um diálogo com o reitor para diminuir, por exemplo, o número de pessoas de oito para seis nas casas cujas despesas são arcadas pela bolsa residência. A intenção é discutir o reajuste das bolsas, e temos as pautas imediatas, que além do pagamento em dia, queremos uma audiência pública com todas as categorias da UFS para discutir a real situação orçamentária da universidade”, pontua.

Em reunião com o reitor Angelo Antoniolli na segunda-feira, foi dado andamento a criação de uma comissão de diálogo, composta por dois pró-reitores e outros dois diretores a serem eleitos pela comunidade estudantil. Uma nova reunião teria ficado agendada com Angelo para esta terça-feira às 15h, mas segundo os estudantes, o reitor não apareceu.

Ao Portal Infonet, Angelo não esclareceu o motivo da ausência, mas confirmou a criação da comissão de diálogo. O reitor acrescentou que aguarda dos estudantes as propostas a serem dialogadas e destacou que a intenção é levar a frente às conversas com a comunidade estudantil. “É preciso boa vontade das duas partes, e isso é que não nos falta. O diálogo é importante e precisa existir”, afirmou.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais