Professores realizam manifestação na porta da PMA

Presidente do Sindipema reúne 50 professores na calçada da PMA (Fotos: Portal Infonet)

Como forma de sensibilizar a sociedade para reivindicações diversas, professores da rede municipal de ensino aguardam, na calçada do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, o resultado da reunião iniciada às 11h desta terça-feira, 1º, entre secretários muncipais e membros da comissão de negociação do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

De acordo com o presidente do Sindipema, Adelmo Menezes, as reivindicações consistem no reajuste do piso salarial em 11,36%, percentual estabelecido pelo Ministério da Educação. Além disso, em definições quanto a regularização das datas de pagamento dos trabalhadores e em ações efetivas para melhoria das condições estruturais das unidades.

“Desde janeiro estamos solicitando audiência com a comissão de negociação da Prefeitura de Aracaju, a fim de discutir a pauta de reivindicações aprovada em 3 de fevereiro, que consta de 15 itens ligados à questão salarial e às condições de trabalho nas escolas, a fim de que os alunos encontrem nos espaços educativos condições dignas de aprendizagem”, explicou Adelmo, atentando para registros de insegurança nas escolas João Teles de Menezes e Marechal Teixeira Lott.

Josinete Naçal acredita na luta sindical e reivindica segurança na escola em que leciona

Segundo o sindicalista, o pagamento do salário desses servidores ocorreu na última segunda-feira, 29, sem registros de inadimplência quanto ao pagamento de outros direitos trabalhistas, a exemplo do adicional de férias. Porém, o sindicato requer dos secretários definições quanto a continuidade dessa regularização, considerando o final do mandato do então prefeito João Alves Filho e os atrasos já registrados anteriormente.

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, localizada no bairro Siqueira Campos, Josinete Naçal é uma das que apoiam as lutas sindicais. "Acredito na luta, uma vez que já tivemos avanços na categoria através de manifestações e união de forças. Embora não tenhamos alto índice de violência na unidade, os alunos permanecem numa escola sem porteiro e essa é uma das ações efetivas que solicitamos", declarou.

Paralisação

“Ressaltamos também que, mesmo com a paralisação dos profissionais iniciada no último dia 15, mantemos acordo com a comunidade escolar para que pais e demais atores saibam os reais motivos da interrupção das aulas, exceto nas escolas que dispõem de professores contratados. A intensão do Sindipema era de que a reunião com os secretários ocorresse antes do inicio do ano letivo, a fim de não comprometer as aulas, mas o que ocorreu foi o prolongamento desse diálogo por parte da gestão municipal”, afirmou o presidente do Sindipema.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas a informação é que está sendo realizada neste momento uma reunião entre os professores. A PMA ficou de encaminhar uma resposta ao Portal. Permanecemos a disposição por meio do (079) 21068000 ou jornalismo@infonet.com.br.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais