Estadual Raimundo Lima Vieira une comunidade e escola

Nessa escola, os estudantes iniciam o ano com apresentações (Foto: SEED)

Um retorno às aulas diferente, sem aulas expositivas. Um dia marcado pela presença da comunidade na escola e pela culminância do projeto de Arte Teatro Todo Dia. Foi desse modo que se iniciou nessa segunda-feira, 21, mais um calendário letivo no Colégio Estadual Deputado Raimundo Lima Vieira, que fica localizado no município de Itabaianinha, na região Sul do Estado.

Nesses dias, há nove anos, o pátio do Colégio "Raimundão", como carinhosamente a escola é mencionada pela comunidade local, transforma-se num teatro.

Embora improvisado, é no palco desse teatro que os alunos apresentam as atividades artísticas que desenvolveram nas aulas interdisciplinares de arte ao longo do ano, para uma imensa plateia composta por mais de 400 espectadores, entre alunos, ex-alunos, professores, equipe pedagógica e os "amigos da escola".

Tendo como mote a discriminação racial, os alunos integrantes do projeto Teatro Todo Dia encenaram o espetáculo "Um sopro de Liberdade", uma peça teatral que aborda aspectos da resistência dos negros que foram escravizados no Brasil.

O elenco contou ainda com a participação e a colaboração especial de ex-alunos da unidade escolar, agora estudantes universitários.

Professor de arte e responsável pelo projeto Teatro Todo Dia, Cláudio Vieira explica que um dos objetivos da proposta é trabalhar a interação entre os estudantes, "fazendo com que eles percam a timidez e consequentemente melhorem seu desempenho e aumentem sua participação nas aulas das demais disciplinas, perguntando, apresentando seminários e desenvolvendo atividades em equipe", diz o professor.

De acordo com ele, o Teatro Todo Dia envolve não apenas os estudantes, mas também todos os professores do Raimundão, e conta com o apoio fundamental de pais e mães de alunos e pessoas da comunidade, que participam ativamente das atividades desenvolvidas pela equipe gestora da escola.

Colaboração

Essas pessoas são as "amigas da escola", como define a diretora do colégio, professora Josefa Jussara dos Santos Alves. "O mutirão que fizemos na semana passada é um exemplo do envolvimento da comunidade nos trabalhos que desenvolvemos para construir uma escola cada vez melhor, com a somação dos esforços de todos", afirma Jussara.

A diretora do ‘Raimundão´diz ainda que a criatividade é a forma encontrada por estudantes e professores para superar as dificuldades orçamentárias. "Cenário, iluminação, maquiagem, figurino, som, tudo isso que vimos aqui hoje é possível por conta da colaboração financeira de todas as pessoas que estão envolvidas nesse projeto e que vestem a camisa da escola", ressalta.

Com destacada atuação social no município e amigo da escola há mais de um ano, o padre Wagner tem buscado integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos pela escola, "para não apenas desenvolver nos alunos o conhecimento intelectual, mas também despertar neles a consciência cidadã", disse o padre, após assistir ao espetáculo.

História          
                                                                                                  
Para montagem da peça, que tratou da formação do Quilombo dos Palmares, um reduto de resistência à escravidão do Brasil Colônia, os estudantes prescindiram de conhecimentos históricos e literários da época.

Mas não apenas os integrantes do projeto ampliaram seus horizontes de conhecimento com esse espetáculo. Aluna da primeira série do ensino médio no ‘Raimundão´ e espectadora atenta, Gisele Cotias também aprendeu com o que assistiu. "Para mim foi um aprendizado, pois pude conhecer mais sobre nossa própria história", disse sorridente a estudante. Para Gisele, é prazeroso ver seus colegas atuando e "ensinando para nós".

Milena dos Santos foi uma das alunas da escola que iniciaram o ano letivo em cima do palco. Segundo a estudante, "foi tudo maravilhoso, pois o espetáculo é resultado de um ano de trabalho em equipe, e justamente por isso é muito gratificante", exclama ela.

A professora Jussara, diretora do Raimundo Lima Vieira, concluiu afirmando que "quando há vontade e engajamento as coisas acontecem e os resultados podem ser comprovados".

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais